Saúde Mulher

Inaugurada em julho de 2018, a Unidade Móvel Saúde Mulher surgiu como forma de prevenção e combate ao exame de câncer de mama e colo de útero que, juntos, são responsáveis por 37,6% dos novos casos no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). 

Permanecendo na comunidade por no mínimo 60 dias úteis, a Unidade do Sesc funciona por meio de cooperação técnica com municípios locais e oferta mamografia digital para  mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama e o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou tem atividade sexual, além de ações educativas de saúde. Seu itinerário compreende os municípios de Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e municípios do interior do Maranhão. 

As mamografias são laudadas pelo Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), padrão ouro em diagnóstico de câncer, e os exames citopatológicos(exame preventivo do câncer de colo do útero), popularmente conhecido como teste de papanicolau, são analisados pelo Laboratório Cedro em São Luís. Os laudos impressos e imagens em CD da mamografia e resultados dos exames citopatológicos são encaminhados para as unidades básicas de saúde do município.

Para ter mais informações sobre a Unidade Móvel Saúde Mulher, entre em contato com: (98) 3215-1548