Sesc inaugurou o Espaço Sesc de Música no centro da capital maranhense

14/05/2025 às 15:39 por Amanda Machado

O Sesc Musicar nasceu em 2006 com objetivo de proporcionar inclusão, transformação e inserção no mercado através da música. Ao longo de quase 20 anos, utilizou a música como ferramenta para o desenvolvimento integral de crianças e jovens em especial aqueles em situação de vulnerabilidade econômica e risco social, promovendo a educação, a cultura e a socialização. E nesta terça (14), deu um importante passo nessa trajetória: inaugurou o Espaço Sesc de Música, o endereço oficial dos cursos e atividades do projeto.

Localizada na Rua dos Afogados, no Centro de São Luís, o Espaço Sesc de Música dispõe de um ambiente personalizado para as atividades, com salas climatizadas, isolamento acústico e moderna iluminação. Este ano, o Espaço receberá os alunos do Aperfeiçoamento Musical em Prática de Banda e Prática de Orquestra de Cordas nas modalidades trompete, trombone, flauta transversal, trompa/eufônio, saxofone, clarinete, percussão e prática de banda.

Participaram da cerimônia de abertura, o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Feijó, e a diretora Regional do Sesc, Rutineia Monteiro, acompanhados do corpo diretor e membros do conselho regional da instituição. No evento, a Orquestra de Sopros Sesc Musicar, um dos frutos do projeto, executou o hino nacional e canções de Tom Jobim como “Garota de Ipanema”. O aluno Levy Sousa relatou  a sua experiência no Sesc Musicar e comemorou essa grande conquista.

“Desde o início das atividades do projeto, mais de 1.900 crianças e jovens tiveram acesso a uma das ferramentas mais eficazes na formação de um indivíduo: a música. E agora, com um espaço exclusivo, desejamos que este seja o palco de muitas transformações e que essas histórias ganhem novos ritmos e melodias”, afirmou o presidente da Fecomércio Maranhão, Maurício Feijó.

A inauguração do Espaço Sesc de Música integra a agenda de programação da Semana S, iniciativa que visa mostrar a força do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e a importância da atuação conjunta das três instituições para o fortalecimento do comércio maranhense.

Sesc Musicar

Iniciado em 2006, o projeto Sesc Musicar nasceu com o objetivo de utilizar a música como instrumento de educação e inserção social, permitindo às crianças ingressarem no universo musical e aos jovens que já tenham atuação na área, o aperfeiçoamento de suas habilidades artísticas.

Na modalidade de iniciação musical, o projeto abre as portas para crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos. São ministrados os fundamentos da música através de atividades lúdicas e interativas. Com a orientação dos professores, eles mergulham em técnicas nos instrumentos de violino, flauta doce, violão, cavaquinho ou exploram sua voz no canto coral infantil.

A modalidade de aperfeiçoamento musical em Prática de Banda é destinada a jovens de 14 a 24 anos que buscam um desafio musical mais avançado e a oportunidade de se expressar através da música em grupo. Os alunos mergulham no mundo da música de banda, explorando instrumentos como trombone, trompete, saxofone, flauta transversal, tuba, euphonium, trompa e percussão.

O projeto Sesc Musicar democratiza o acesso ao universo da música, motivando os alunos a desenvolverem o seu potencial, adquirir valores que favoreçam o seu crescimento e tenham um impacto positivo em suas vidas em sociedade.