“Descolonize-se”: Sesc promove debate sobre a urgência da decolonização através de exposição e mesas redondas

19/11/2021 às 14:58 por Rayssa Mendes

No mês em que é celebrado o “Dia da Consciência Negra”, está em cartaz na Galeria de Artes do Sesc até o dia 03 de dezembro a exposição “Descolonize-se” da artista Sunshine Santos. Trazendo como proposta o fomento do pensamento decolonial inspirado na obra “Pele negra, máscaras brancas” do psiquiatra e filósofo político martinicano Frantz Fanon e tendo como base teórica o pensamento da escritora portuguesa Grada Kimloba, a exposição convida a reflexão sobre o processo de embranquecimento e suas reconfigurações de apagamento da população negra, seja ele estético, acadêmico ou artístico.

 Assim, Sunshine Santos através de uma potente produção artística, analisa o descortinamento de mecanismos pelos quais a sociedade colonialista instaurou através de séculos, para além da disparidade econômica e social, a interiorização de uma inferioridade associada à cor da pele, classificada por Fanon como “epidermização da inferioridade”.

“Descolonize-se” apresenta de forma didática e sensorial o que representa a colonização para uma mulher negra e um (R)existir fora da projeção de subordinação idealizada pela branquitude às margens da legitimação que rompe com as máscaras para produzir uma arte insurgente em busca da descolonização. 

Mesas Redondas

A decolonização proposta é pensada também através de novas políticas culturais e de representação.  Nesse sentido, integrando a programação da exposição, serão promovidas ações educativo-culturais e artísticas que buscam o exercício de descondicionamento do olhar.

Nesta terça, dia 23, acontecem as mesas redondas “Multiculturalismo e Políticas Culturais: um olhar sobre os museus, galerias e centros de cultura do Maranhão” com Gabriela Campos (MAV), Erick Reis (UFMA) e mediação de Paula Barros (Sesc) que buscará discutir espaços culturais, ações e abordagens em uma perspectiva decolonial e  “Turismo insurgente: a importância de uma Pedagogia transgressora para decolonização – corpos, imagens e patrimônio” com participação de Jonilson Correia (UFMA), Majarrara Guterres (Turismóloga) e mediação de Graça Reis que tem como objetivo refletir acerca de estratégias de desmantelamento da colonialidade dentro da atividade turística.

As mesas redondas acontecerão respectivamente às 15 e 18 horas do dia 23 através de plataforma virtual. Os interessados podem se inscrever pelo link https://forms.gle/azFzH8L6oNhNruH5A

Sobre Sunshine Santos

Mulher preta, mãe, nordestina e fotógrafa com várias produções no cenário cultural maranhense, com destaque para “Os traços da nossa história” (2014/2015), “Meu nome não é mãe” (2018) e “Nêga sim, sua não” (2018). É graduanda em Turismo da UFMA e tem formação em Fotografia pelo IFMA, Direção em Fotografia pela Escola de Cinema do Maranhão – IEMA, cursou o “Entreolhar-se: curso de fotografia idealizado para mulheres negras”, ministrado por Dani Souza e participou de “Mulheres em Residência”, uma residência on-line destinada a fotógrafas emergentes de todo o Brasil.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO “DESCOLONIZE-SE”

Período: 01/10 a 03/12/2021;

Horário: 9h às 12h e 13h30 às 17h;

Local: Galeria de Arte do Sesc –  Av. Gomes de Castro, 132, Centro;

Visitas mediante agendamento prévio e gratuito: (98) 3216 3826 / 3830.

MESAS REDONDAS

MR 1 – Multiculturalismo e Políticas Culturais: um olhar sobre os museus, galerias e centros de cultura do Maranhão

Local: Plataforma Virtual;

Data: 23/11

Horário: 15 às 17hs;

Participantes: Gabriela Campos e Erick Reis | Mediação: Paula Barros

Inscrições: https://forms.gle/azFzH8L6oNhNruH5A

MR2 – Turismo insurgente: a importância de uma pedagogia transgressora para decolonização – corpos, imagens e patrimônio

Local: Plataforma Virtual;

Data: 23/11;

Horário: 18h às 19h30;

Participantes: Jonilson Correia e Majarrara Guterres | Mediação: Graça Reis;

Inscrições: https://forms.gle/azFzH8L6oNhNruH5A