Sesc apoia lançamento de livro interativo que ensina crianças a se protegerem contra violência sexual

17/05/2021 às 15:12 por Amanda Machado

O Sesc, a editora Caqui e o aplicativo TecTeca em apoio à Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, lançam nessa data o livro digital Pipo e Fifi – Ensinando proteção contra violência sexual, escrito por Caroline Arcari e ilustrado por Isabela Santos. Pela primeira vez as crianças poderão interagir com essa premiada história e aprender sobre conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas.

Unindo literatura, interação e informação, o objetivo dessa iniciativa é contribuir para que nossas crianças cresçam com segurança e proteção. A Editora Caqui publica livros e produz recursos educativos com temáticas de educação sexual, enquanto o aplicativo TecTeca é um serviço de assinatura de livros de digitais para crianças de até 10 anos que permite dar movimento às passagens de texto e mudar características das personagens.

Dessa forma, o livro Pipo e Fifi, que de forma simples e descomplicada ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção, ganha vida com movimentos e som, podendo ser acessado pelo celular e tablet, de forma gratuita a partir do aplicativo TecTeca, até dezembro de 2021.

Caroline Arcari é pedagoga, mestra em Educação Sexual pela UNESP e proprietária da Editora Caqui. Atuante como consultora na área de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, já escreveu dezenas de livros infantis. Atualmente, é especialista parceira do Programa Encontro e apresentadora do Canal Futura.

Dados da violência infanto-juvenil no Brasil

Mais de 95 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes foram registradas em 2020. Desse total, mais de 14 mil corresponderam a abuso sexual, estupro e exploração sexual. Os registros ainda incluem violência física e psicológica. Os números foram atualizados em abril deste ano e fazem parte dos dados do Disque 100, um serviço gratuito para denúncias de violações de direitos humanos.