Sesc recebe a exposição “Conta tua história Cartonera”

11/02/2020 às 14:00 por Amanda Machado

“Conta tua História Cartonera” é a primeira exposição de cartoneras em São Luís e se baseia no poder das mãos e da criatividade. Os livros e trabalhos produzidos pelo coletivo Juçara Cartonera são construídos a partir da ressignificação do processo de descarte do papelão e estarão abertos ao público a partir desta sexta-feira, 14 de fevereiro, às 18h30, na Galeria de Arte do Sesc Centro.

A Juçara Cartonera é um coletivo feminino formado por três maranhenses: Larissa Cordeiro, Lia Margarida e Marina Doudement. Através do papelão e do fazer cartonero elas dão vida a livros de forma humana e orgânica, passeando por diversas linguagens e explorando diversos materiais, brincando e dando espaço à imaginação com cores, recortes e texturas.

As artistas criam através do uso da tesoura, cola, tinta, linha e agulha pequenos cadernos artesanais, utilizados principalmente para a publicação artesanal de livros. Na exposição as maranhenses, que iniciaram esse trabalho em 2019, buscam promover a imersão do expectador no universo cartonero a partir do resgate de memórias, estimulando a criatividade de maneira interativa.

Cartonera, que vem do castelhano, significa papelão e expressa todo o processo de cartonagem. O movimento cartonero surgiu no ano de 2003 em Buenos Aires, durante uma forte crise econômica, com a Eloisa Cartonera, idealizada pelo artista plástico Javier Barilaro e pelo escritor Washington Cucurto.

Atualmente, o movimento conta com mais de 300 editoras cartoneras espalhadas pelo o mundo atuando em diversas temáticas. A essência de publicar escritos independentes incorporando as manifestações artísticas que todos carregamos dentro de nós definem o fazer cartonero. No Maranhão, o coletivo Juçara Cartonera representa esse fazer.

Agenda
Abertura: 14 de fevereiro/2020, às 18h30
Onde: Na Galeria de Arte do Sesc Centro – Av. Gomes de Castro, nº 132, Centro, São Luís – MA
Período de visitação: 14/02 a 30/04/2020, das 09h às 17h (exceto sábados, domingos e feriados)