O feminino na abertura da 13ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes

07/11/2018 às 19:27 por Clariana Wolff Ribeiro Bezerra

A 13ª edição da Aldeia Sesc Guajajara de Artes terá oito dias programação, com apresentações de cortejo artístico, espetáculos, intervenções urbanas, shows musicais, exibições de filmes, narrações de histórias, exposição literária, rodas de conversa e ações formativas, em espaços de São Luís e Raposa. A abertura acontece nesta quinta-feira, 08 de novembro, com o tradicional cortejo, com saída da Praça da Igreja São João, percorrendo as ruas do Centro até a Avenida Vitorino Freire, ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande, onde será montado o palco principal que receberá as principais apresentações deste ano: Camila Reis (MA) e Larissa Luz (BA). O cortejo será formado pelos grupos: Clarins ao Vento, Coletivo o Circo Tá na Rua, Afro Netos de Nanã, Grupo Maratuque Upaon, Trupe de Habilidades Circenses, Rosana Fernandes Produções e Companhia Oficina de Teatro.

A noite de abertura contará com apresentações de talentosas mulheres a fim de reforçar a presença feminina na arte. Um destaque é a presença da poeta Letícia Brito, participante do Projeto Arte da Palavra, do Departamento Nacional do Sesc. Letícia dedica-se à poesia falada (spoken word/poetry slam). Ela irá realizar uma intervenção no início da noite, às 19h, no momento que o cortejo chegar no palco principal. Logo após, pra esquentar a noite, a DJ Vanessa Serra subirá ao palco com seu trabalho de discotecagem analógica.

Em seguida, será anunciado o primeiro show da noite, o pré-lançamento do primeiro álbum da cantora Camila Reis, “Preta Velha”, que é formado por músicas com temáticas que abordam a liberdade feminina, a ancestralidade africana e as brincadeiras populares com os seus personagens. O som da Camila alinha ritmos maranhenses e brasileiros com influências da worldmusic, como afrobeat, jazz e reggae.

Para fechar a noite de abertura da 13ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes, às 21h, acontece o show musical “Território Conquistado”, da baiana Larissa Luz. O disco homônimo fala sobre a mulher negra e suas conquistas: sua força, fé, postura, estética e afirmação. Para sua concepção foi convidada a antropóloga Goli Guerreiro que contribuiu com a pesquisa, a construção de ideias e o desenvolvimento de conceito que culminou na escolha de dez personalidades que foram homenageadas nas músicas.

 A programação da 13ª Aldeia Sesc Guajajara de Artes acontece de 08 a 15 de novembro se fixando na agenda cultural maranhense como um valioso espaço de valorização das multilinguagens artísticas por acreditar na arte como fator de transformação e um valor que deve ser celebrado. A programação completa é gratuita e pode ser acessada aqui.