Nos dias 15 e 16 de março foi realizado no Departamento Nacional, Rio de Janeiro, o I Encontro Nacional da Atividade Relacionamento com Clientes. O evento contou com representantes de todos os Departamentos Regionais, e teve início com a palavra do Diretor Geral do Sesc, Carlos Artexes, que deu as boas vindas aos presentes e destacou o trabalho da diretoria do Sesc na consolidação do Planejamento Estratégico, ressaltando ainda a relevância de encontros e o trabalho em rede que o Sesc tem desenvolvido na construção de seus normativos. Artexes falou ainda da importância de estarmos aberto a dialogar com a sociedade e outras instituições.
Na abertura dos trabalhos o consultor professor de marketing em programas de MBA, Marcelo Miyashita apresentou a palestra “Marketing de Relacionamento e Gestão de Clientes, tratando sobre o relacionamento com clientes do Sesc. Na sequência o analista de relacionamento com Clientes do Departamento Nacional, Leonardo Pugliese fez uma apresentação sobre a importância do cadastro único de clientes, destacando as atualizações nas Normas Gerais de Habilitação do Sesc que passam a vigorar a partir de 1º de maio deste ano.
A parte da tarde contou com apresentação dos Regionais do Distrito Federal e Paraná que falaram sobre ações estratégicas de relacionamento com clientes, citando experiências exitosas como a unidade móvel de credenciamento , loja Sesc em Shopping Center e cartão virtual do Sesc.
O segundo dia de trabalhos contou com apresentação do Regional do Mato Grosso, sobre ações práticas para o atendimento inclusivo. Logo em seguida o Regional São Paulo realizou uma apresentação do Programa de Desenvolvimento em Atendimento e Relacionamento com os Públicos.
A manhã fechou com os trabalhos sobre pesquisa de satisfação e monitoramento de redes sociais, apresentados pelos Regionais do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Departamento Nacional.
O Encontro encerrou com uma discussão sobre o trabalho dos Departamentos Regionais e o Padrão Nacional no que tange ao Relacionamento com Clientes.