Como se define o que é lixo?
Será que tudo o que descartamos pode ser considerado inútil?
Quanto desperdiçamos diariamente?
Para responder essas e outras questões, o projeto Sesc Ciência, do Sesc-DF, promove a mostra Lixo é quase nada. A exposição ocorre até 22 de agosto, no Centro de Atividades Sesc Ceilândia, e visa conscientizar alunos, professores e a comunidade em geral em relação à problemática do lixo. A mostra está aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 18h.
Com o uso de painéis, maquetes, oficinas, seminários, vitrines e vídeos para elucidar o tema – de forma lúdica, interativa e interdisciplinar –, os visitantes visualizarão nos módulos algumas informações que permitem ampliar e questionar a compreensão sobre o lixo, o consumo e o aproveitamento de resíduos, com mediação de monitores. Discussões enriquecedoras poderão ocorrer durante a visitação, permitindo, especialmente aos alunos, a reconstrução de conceitos que embasam o estabelecimento de relação direta entre a os conteúdos vistos em sala de aula e os fenômenos cotidianos.
A exposição apresenta o amplo ciclo de formação e descarte do lixo: sua produção, destinação, tipos de resíduos e tratamentos. Mostra, também, o chamado “lixo” de outras formas, a partir do reuso, da reutilização e da reciclagem. A garrafa PET,por exemplo, pode se transformar em artesanato ou equipamento de sistema de aquecimento solar. A própria exposição Lixo é quase nada é um exemplo. Produzida com materiais 100% recicláveis e reciclados, contém chapas de tetrapack e de madeira recicladas, estrutura em metalon (liga metálica feita a partir de peças de metal fundidas), e iluminação em LED, que promove a redução do consumo de energia.
Visite a exposição ! Período: até 20/8 Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h Local: Centro de Atividades Sesc Ceilândia Entrada gratuita