Estudantes de Artes Visuais realizam visita mediada na Galeria do Sesc

13/06/2014 às 00:00 por Viviane Franco

Agregar o conhecimento teórico à prática é um valioso instrumento na formação acadêmica. Incentivando a prática dessa metodologia, a Galeria de Arte do Sesc desenvolve visitas mediadas para alunos de todas as idades, da educação infantil aos matriculados em cursos superiores. Nesta sexta-feira, dia 13 de junho, foi a vez dos graduandos do curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, que acompanhados da professora Suzana Melo, conhecerem e debateram sobre a Exposição “Divino Totens” do artista plástico Alaim Moreira Lima.


A Mostra tem proposta atípica: trabalhar o simbolismo sagrado de variadas culturas (clássicas e contemporâneas) por meio de 41 totens. Debatendo sobre a linguagem visual escolhida, materiais utilizados e objetivos do trabalho, a turma das disciplinas Elementos da Linguagem Visual e Laboratório Pedagógico I da UFMA foram além das simbologias religiosas, dialogando com a obra e concepção do artista.


A professora, Suzana Melo, destacou a importância de estimulá-los a partir de atividades como essa. “Aliar teoria e prática é fundamental para os estudantes, principalmente os de licenciatura, futuros profissionais da educação. Essas visitas ampliam o olhar sobre a arte, tornando as aulas bem mais dinâmicas. A resposta é rápida e positiva: os graduandos gostam e participam bastante”, explicou.


Para a estudante do 6º período de Artes Visuais Paloma de Castro essas aulas instigam os alunos a desenvolverem hábitos culturais. “Por meio das aulas práticas temos a oportunidade de realizar uma análise mais profunda do nosso objeto de estudo, estabelecendo contato direto com o mundo da arte, processo que agrega valor tanto a formação técnica quanto a cultural”. A estudante garantiu que a atividade foi bastante prazerosa e que pretende voltar a Galeria de Arte do Sesc para visitar outros trabalhos.


Paula Barros, arte educadora e técnica do Sesc responsável pela Galeria, explicou que as visitas mediadas reafirmam o compromisso da instituição em oferecer serviços de cunho educativo. “O Sesc possui uma missão voltada à educação em todas as áreas. Elaboramos um material didático para cada exposição com sugestão de leituras direcionadas, orientações e descrição da obra, tornando as visitas mais participativas e facilitando as reflexões”, ressaltou.


Exposição Divino Totens


Os trabalhos exploram o universo dos símbolos sacros por meio da reutilização de materiais descartados como forma de reflexão sobre as possibilidades de reaproveitamento. A exposição está aberta ao público no período de 11 de junho a 4 de julho, das 9 às 17 horas, exceto sábado, domingos e feriados. As visitas mediadas também são gratuitas. Mais informações e agendamentos pelo número 3216-3830.