Dia do Desafio movimenta comunidades em Paço do Lumiar

29/05/2014 às 00:00 por Viviane Franco

A quarta-feira amanheceu movimentada em todo o país. A prática de atividades físicas esteve em foco nas mais de 1.900 cidades brasileiras inscritas no Dia do Desafio Sesc. Em Paço do Lumiar, este ano a mobilização levou as comunidades de Vila Nazaré, Zumbi dos Palmares e Pindoba a vencerem o sedentarismo por meio de práticas corporais, atividades físicas e lazer numa perspectiva de cultura de paz e direitos humanos.

 

Em cada um dos três polos, as atividades iniciaram por volta das 8h, com acompanhamento de profissionais do Sesc. Secretarias e outros órgãos públicos também se mobilizaram por meio da realização de ginástica laboral.

 

Segundo o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Muniz, a mobilização aconteceu em toda a cidade, não apenas nos polos. “Fizemos divulgação em todos os bairros e nas academias e solicitamos que enviem o relatório de participação”, contou.

 


Nas escolas professores, funcionários e alunos participaram de recreações, como aconteceu na Unidade Integrada Vereador José Carlos Costa Ferreira, em que o Dia do Desafio coincidiu com uma programação local chamada de “Dia do Brinca”. Nos dois turnos foram realizados alongamento, corrida de saco, de obstáculos, minicampeonato de futebol e concurso de dança.

 

De acordo com a diretora Ana Patrícia Rodrigues Araújo, até os pais participaram da programação. “É importante esclarecer que praticar atividade física faz bem tanto ao corpo como ao psicológico, pois a criança chega em casa com outra expectativa e com as coisas novas que aprende e isso é algo que leva para a vida toda”, comentou.

 

Algumas escolas, como a Mickey Mouse se deslocaram para os polos onde havia brincadeiras e brinquedos para diversão das crianças. Celisnanda de Sousa Santos, 38 anos, professora de reforço escolar, levou seus alunos para o polo localizado na comunidade Zumbi dos Palmares para participarem do Dia do Desafio.

 

“Nossa comunidade é carente desse tipo de ação, então é muito válido incentivá-los a brincar como antigamente. Hoje em dia os meninos só querem saber de computador!”, chama atenção.

 

A agenda do Dia D incluiu ainda uma caminhada às 17h com saída do Polo de Vila Nazaré. O evento culminou com a entrega da placa de Cidade vencedora do Dia do Desafio 2013 ao Prefeito Josemar Sobreiro. Paço do Lumiar concorreu no ano passado com a cidade de La Guardia em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia) e este ano está concorrendo com Americana em São Paulo.

 

Para o prefeito, iniciativas como o Dia do Desafio estimulam não só práticas de atividades físicas no dia em que o evento é realizado, mas acima de tudo, desperta nos moradores a vontade de ter hábitos mais saudáveis.

 

“A prefeitura tem se comprometido em dar aos moradores de Paço do Lumiar melhores condições para a prática de atividades físicas com a revitalização do Viva Maiobão, onde está sendo construída uma Quadra Poliesportiva, Academia ao Ar Livre com Instrutores contratados pela prefeitura e Quadra de Beach Soccer. Essa é a forma que encontramos também para nos prepararmos para o Dia do Desafio 2015!”



Após a entrega da comenda, o encerramento foi marcado por show musical com a Banda Tropical da Maioba no Palco Principal montado no Polo Zumbi.

 

DIA D

 

O Dia do Desafio – evento mundial de incentivo à prática de atividades físicas –mobilizou 23 países a praticar pelo menos 15 minutos de atividades físicas. No Maranhão quatro cidades participaram do movimento mundial. A expectativa é mobilizar 2 milhões de pessoas em todo o território. Realizado em forma de competição amigável entre as cidades, neste ano, o Dia do Desafio tem o compromisso de diminuir o índice de sedentarismo.

 

Paço do Lumiar, que em 2013 mobilizou 69% da população, tem como meta mobilizar 56.500 pessoas, Paço do Lumiar pretende vencer a disputa amigável contra a cidade de Americana, em São Paulo. De acordo com os organizadores, a cidade que conseguir reunir o maior número de pessoas, considerando o percentual de participantes em relação ao total de habitantes de cada município, vence a disputa.