Coral Sesc Vozes de Sabedoria completa 100 apresentações

23/04/2014 às 00:00 por Viviane Franco

A música proporciona mais qualidade de vida aos ouvintes e praticantes, com benefícios para o corpo e alma. E no Trabalho Social com Idosos (TSI) não é diferente. Além de estimular a memória, coordenação motora e a prática de exercícios físicos, as atividades culturais desenvolvidas no Sesc Deodoro também germinam a amizade, união e a alegria de viver. Comemorando a sua 100ª apresentação nesta quarta, dia 23 de abril, o Coral Sesc Vozes de Sabedoria canta quatro anos de conquistas e superação às 16 horas, na Área de Vivência do Sesc Deodoro.


Por meio do canto coral, desde 2009 as integrantes do TSI fortalecem vínculos de amizade, superam as dores e percalços comuns à idade e prosseguem no contínuo processo de aprendizado que é viver. O grupo é composto por 53 idosas com as mais distintas histórias, mas que juntas se entregam à arte e emoção de encantar.


E para celebrar a 100ª apresentação, o Coral Sesc Vozes da Sabedoria preparou uma bela apresentação na Missa de Páscoa do TSI Deodoro. Além do resgate artístico, o grupo exerce um importante papel social, levando alegria a hospitais, casas lares, escolas, creches, igrejas, entre outras instituições.


Elas se reúnem todas as segundas, quartas e sextas-feiras sob o olhar atento do regente Francisco Newman, que trabalha o aquecimento vocal e comanda o ensaio do repertório de apresentações, atualmente com 54 músicas.


A coordenadora do grupo de Idosos do Sesc Deodoro, Adalgisa Drumond, destacou que o objetivo do Coral não é formar profissionais do canto, mas garantir o bem-estar de cada participante. Ela explica ainda que o Sesc Vozes de Sabedoria foge do tradicional desde o figurino até o incremento de coreografias e artes cênicas nas apresentações. Além do canto coral, o TSI Sesc Deodoro pratica iniciação musical nas modalidades percussão, teclado, violão e flauta, além de dança e teatro.


Binoca Queiroz, de 70 anos, relatou sobre como suas vidas mudou a partir dessa experiência. “Aqui encontrei uma satisfação pessoal, mudou meu dia-a-dia. Nossa convivência me traz saúde, somos como irmãs, pretendo permanecer no grupo até o resto da minha vida”, exclamou.


A participante Ozima Chaves já participava de outras brincadeiras do TSI, mas foi no Coral que verdadeiramente sentiu-se realizada. “Tenho mais alegria aqui dentro. Se sair um dia sentirei muita saudade, tanto de nossa coordenadora, que cuida de todas nós, quanto das minhas irmãs. Me considero jovem com meus 91 anos e quero continuar cantando e dançando nas atividades do Sesc”, afirmou. Já Raimunda Cintra defende que o grupo é um espaço de aprendizado, dever e disciplina, renovando diariamente cada integrante.

 

Vozes de Sabedoria


O grupo iniciou suas atividades no dia 6 de outubro de 2009, realizando sua primeira apresentação um mês depois no Sesc Deodoro com o figurino confeccionado carinhosamente pelas próprias componentes. Em sua trajetória, o Coral Sesc Vozes de Sabedoria já participou de eventos em órgãos públicos, como a Câmara de Deputados de São Luís, do Encontro de Corais da 3ª Idade em Salvador cantando músicas maranhenses e homenageando Vinícius de Moraes, o que para elas foi um momento de superação, pois cantaram ao lado de 300 outras coristas, e fizeram Tributo a Luiz Gonzaga.