Teatro Sesc Napoleão Ewerton

Teatro Sesc

Criado e administrado pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc cumpre seu papel como articulador do desenvolvimento e bem-estar social por meio da oferta de serviços socioeducativos e culturais destinados aos seus clientes e público em geral.

A Cultura no Sesc se caracteriza como ferramenta democrática de difusão de conhecimento possibilitando a educação transformadora da sociedade, por meio de projetos e ações voltados para as áreas de biblioteca, música, dança, teatro, circo, audiovisual, artes visuais e literatura objetivando a formação de seus diversos públicos. Referenciado na Política Cultural do Sesc que prima pela mediação entre cultura e sociedade e no diálogo entre produção e recepção, o Sesc, em especial no estado do Maranhão, tem um longo percurso de reflexão e prática artístico cultural com o intuito de tornar o público coautor dessa trajetória.

Assim, mantém ao longo dos anos, sua programação norteada nos princípios de direitos e diversidade cultural, possibilitando o exercício de novos olhares sobre as manifestações e os processos artísticos com base na formação, experimentação, circulação, encontro e troca entre diferentes saberes e modos de sentir, fazer e viver.

Em continuidade a esse reconhecido trabalho criativo em prol do fortalecimento da cultura, inaugurou em 07 de novembro de 2018 o Teatro Sesc que presta homenagem ao grande empresário Napoleão Ewerton pelos relevantes serviços prestados frente à Federação do Comércio no Maranhão, com muito trabalho, dedicação e compromisso social.

O Teatro Napoleão Ewerton constitui-se como um espaço privilegiado para as diferentes linguagens artísticas (artes cênicas, música, literatura e audiovisual) de modo a fomentar a produção, a criação, a difusão e a fruição, visando a formação de plateias, artistas, produtores e público em geral.

Um novo espaço de cultura e de promoção das artes no Maranhão, pioneiro no estado com acessibilidade cultural e oferta de programação qualificada para todos os públicos.

ESPAÇO

A capacidade máxima de público do Teatro é de 241 pessoas (duzentos e quarenta e cinco pessoas), sendo 221 lugares para público em geral, 12 (doze) poltronas “espaço mais”, 04 (quatro) lugares reservados para pessoas com cadeiras de rodas e 04 (quatro) lugares para acompanhantes de pessoas com cadeira de rodas.

Poltronas Teatro Sesc

O palco o Teatro apresenta boca de cena x ciclorama (profund.) de 7,50m, sendo 4,34m de altura e 8,50m de largura, e infraestrutura cênica completa: cortina automática e manual, pernas, bambolinas, cortina de fundo, ciclorama retrátil e varas de cenário e luz. Também possui 02(dois) camarins coletivos equipados com banheiros, 01(um) para até 05(cinco) pessoas e 01(um) camarim para até 20 (vinte) pessoas, entrada para carga e descarga de cenários com 2,10m de altura x 2,00 de largura e entrada para artistas e produção pela lateral. O Teatro Sesc Napoleão Ewerton é o único no Maranhão equipado com sistema completo de audiodescrição.

Atualmente em conformidade com o I Protocolo específico de Medidas Sanitárias Segmentadas Cinemas e Teatros, cumprindo com as medidas sanitárias gerais contidas no Decreto n.º 36.203, de 30 de setembro de 2020 e na portaria n.º 34, de 28 de maio de 2020, do governo do Estado do Maranhão, o Teatro reabre gradativamente.

Assim, a lotação do Teatro do Sesc Napoleão Ewerton a ser posta à venda atualmente é de 120 (cento e vinte) lugares no total.

Palco Teatro Sesc

O Teatro Sesc possui Protocolo de Segurança Sanitária e Sistema de Climatização AVAC-R (com renovação de ar) sistema considerado seguro pela Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, ventilação e Aquecimento – ABRAVA; cumprirá todas as medidas de biossegurança, dentre elas a redução da capacidade da plateia para o limite permitido pela mencionada Portaria.

Ao celebrar dois anos de inauguração o Teatro contabilizava até março de 2020 o público de 20 mil espectadores em suas realizações. Foi palco de produções do Sesc e outras tantas produções independentes que mobilizava artistas, produtores e consumidores culturais.

Como forma de incentivar o retorno das atividades culturais para e a cadeia produtiva das artes em nosso estado, disponibilizará em forma de locação para realizações de apresentações artístico-culturais, workshops, transmissões de eventos on-line, transmissão de lives, talk shows, palestras culturais, stand-up, lançamento de produtos e serviços artísticos, premiações, entre outros eventos.

RIDER TÉCNICO

PROJETOS E AÇÕES

O Teatro Sesc Napoleão Ewerton receberá prioritariamente as programações institucionais dos projetos descritos abaixo e ainda produções independentes.

Aldeia Sesc Guajajara de Artes

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes, projeto de continuidade, integrante da Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas no país. No formato de “Aldeia Cultural” – concentra uma programação diversificada nas linguagens Música, Dança, Teatro, Circo, Cinema, Literatura, Artes Visuais, manifestações da cultura local para públicos variados. Dentre seus objetivos destaca-se a valorização da produção artística maranhense como forma de contribuir para o desenvolvimento e a transformação da sociedade. Nesse sentido, oferece além de espetáculos, shows, exibições de filmes, contações de histórias e exposições, ações formativas que ampliam o repertório dos profissionais, produtores e estudantes de arte.

Palco Giratório

O Palco Giratório integra a Rede Sesc de Intercâmbio de Difusão das Artes Cênicas e possui entre os seus objetivos promover a circulação de espetáculos, realizando trocas metodológicas de trabalho entre os grupos cênicos visitantes e locais, promovendo oficinas para profissionais iniciantes, intercâmbio com espectadores após os espetáculos e palestras de integração multidisciplinares com as programações locais. O projeto proporciona uma ação formativa, para além do simples ato de fruir e entreter, tornando-se um “pacto para a educação dos sentidos de ambos os lados, o do artista e o do espectador” (CRUZ, 2009, p.20), alinhando-se com as diretrizes institucionais e proporcionando informação, capacitação e desenvolvimento de valores culturais, estímulo à produção e difusão cultural, possibilitando a clientela da instituição e ao público em geral o contato com formas de produção, concepção artística e preparo corporal vivenciada em diferentes regiões. O Sesc no Maranhão integra o conjunto de Departamentos Regionais que realizam a gestão compartilhada do projeto. A seleção dos trabalhos artísticos acontece por meio de processo curatorial envolvendo representantes/funcionários do Sesc em todo o país.

Sesc Amazônia das Artes

O Sesc Amazônia das Artes constitui-se como espaço de excelência para a interação entre os artistas e o público dos estados que compõe a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Piauí como convidados em virtude de sua proximidade geográfica e da identificação com o cenário social e cultural da região.

A mostra em São Luís acontece no mês de maio e se alinha com o terceiro objetivo geral do Sesc, destacado em suas diretrizes: “contribuir para o aperfeiçoamento, enriquecimento e difusão da produção cultural” nas linguagens de Música, Dança, Teatro, Circo, Cinema, Literatura, Artes Visuais, produtos culturais selecionados a partir de processo curatorial, configurando-se como uma ação de estímulo e difusão a partir da promoção de circulação e intercâmbio de produtos culturais entre os estados envolvidos. Tem gestão compartilhada entre os 10 regionais participantes, além do apoio técnico e financeiro do Departamento Nacional do Sesc. Surgindo da percepção sensível quanto às dificuldades de formação, produção e circulação das manifestações artístico-culturais dessa região, o Sesc Amazônia das Artes é uma resposta para o desafio principal de fazer arte fora dos grandes eixos de produção.

Sonora Brasil

Com o objetivo de difundir as expressões musicais desenvolvidas na história da música no Brasil, o projeto Sonora Brasil valoriza a autenticidade melodiosa das obras e de seus intérpretes, oportunizando a clientela do Sesc e comunidade em geral o acesso a bens culturais, alcançando novos públicos. Realiza-se por meio de mostra em São Luís, geralmente entre os meses de julho e agosto.

Sesc Circo

Projeto que visa estimular a prática circense por meio da difusão e valorização de artistas e suas produções por meio de apresentações de espetáculos, performances, intervenções, cortejo, mesa de diálogos, oficinas, que possam assegurar que a linguagem circense seja reconhecida como parte do nosso patrimônio cultural, que influencia a formação e o modo de ser dos cidadãos brasileiros. Período de realização se dará no mês de julho, ocupando vários espaços da cidade.

Sesc Dramaturgias

O projeto Sesc Dramaturgias é a versão atual do projeto Sesc Dramaturgia: leituras em cena, com 20 anos de existência. Idealizado como uma estratégia para valorizar a relação de artistas e grupos teatrais com o texto dramático, a proposta foi atualizada, em 2015, no sentido de alcançar um conceito ampliado de “dramaturgia” e, consequentemente, se tornar mais atrativo para a clientela do Sesc e para o público em geral. Contempla oficinas de leituras dramatizadas, escrita dramatúrgica, dramaturgia do ator e dramaturgia da dança, dramaturgia da luz, dramaturgia circense, sendo opcional a realização das mesmas nos Departamentos Regionais. De gestão compartilhada, em São Luís normalmente o Sesc realiza 2 oficinas por ano.

Sesc Pauta das Artes

O projeto que contempla apresentações artístico-culturais nas linguagens de Artes Cênicas e Música, com objetivo de contribuir para a formação de plateia, estímulo a fruição artística, despertar a reflexão, bem como enfatizar o processo de criação artística local, fortalecendo a cadeia produtiva artístico-cultural do estado. É realizado ao longo do ano, de forma sistemática nos meses de março a dezembro.

Sesc Partituras

O projeto Sesc Partituras constitui-se em um banco digital com partituras de autoria de compositores nacionais, disponibilizadas gratuitamente no site www.sesc.com.br/sescpartituras. O site é gerenciado pelo Sesc/DN e tem como objetivo principal oficializar a disponibilização de obras musicais brasileiras com vista à sua preservação, através da catalogação do registro.

Com intuito de promover e contribuir para a formação de plateia são realizados Concertos Sesc Partituras que acontecem simultaneamente em 23 estados, nos quais os músicos locais interpretarão obrigatoriamente obras que fazem já parte do acervo.

O Teatro Sesc Napoleão Ewerton receberá prioritariamente as programações institucionais dos projetos descritos abaixo e ainda produções independentes.

PROJETOS ESPECÍFICOS DO TEATRO

CARPINTARIA CÊNICA

Projeto Carpintaria Cênica, em sua 4ª edição, consiste na oferta de cursos de iniciação em técnicas para atuação em caixa cênica (teatro) nas áreas de iluminação, sonoplastia, direção de palco e cenografia, voltados principalmente para estudantes de artes, alunos com ensino médio de escolas públicas e técnicos de teatro. Visando proporcionar capacitação básica no fazer teatral, o projeto reafirma o protagonismo do Sesc na área, ofertando cursos inéditos nessas modalidades na cidade.

PROJETO GAIM

O projeto GAIM (Gestão para Artista Independentes do Maranhão) é conjunto de ações como cursos, oficinas, debates, palestras e tutoria, entre outras ações, que contribuirão para o aprendizado em gestão artística. Na segunda edição participarão artistas iniciantes ou não, representantes de grupos artísticos em artes cênicas e música, no qual a culminância poderá acontecer com apresentações de espetáculos (teatrais e musicais) no palco do Teatro Sesc. Serão desenvolvidos conteúdos referentes à gestão estratégica e aperfeiçoamento de suas habilidades, alinhados às carreiras artísticas, para as linguagens de Teatro e Música. As ações serão presenciais e remotas. O projeto será realizado de março a julho incluindo formação, ensaios, tutorias e apoio na produção para apresentação dos resultados, caso os artistas e seus grupos encontrem-se preparados.

OUTRAS AÇÕES DO TEATRO

O Teatro Napoleão Ewerton, como espaço privilegiado para as diferentes linguagens artísticas (Artes Cênicas, Música, Literatura e Audiovisual), voltado ao fomento da produção, criação, difusão e fruição, visa à formação de plateias, artistas, produtores e público. O equipamento cultural de promoção das artes é pioneiro no estado com acessibilidade cultural. A programação sistemática do Teatro Sesc Napoleão Ewerton acontece durante todo o ano, compreendendo a realização de espetáculos, shows, performances e ações formativas em ambiente virtual e presencial. Destaca-se os projetos: “Férias no Teatro Sesc”, com edições em janeiro e julho; “Mostra Napoleão Ewerton de Teatro/NAPE”, no mês de abril; “Aniversário do Teatro Sesc” e Ação “Plateia VIP”, que permite o agendamento com acesso gratuito e transporte para trabalhadores do comércio de bens e serviços nas programações do Teatro Sesc.

PROJETOS DAS UNIDADES SESC

PALCO GIRATÓRIO

O Palco Giratório, em sua 26ª edição, integra a Rede Sesc de Intercâmbio de Difusão das Artes Cênicas e possui entre os seus objetivos promover a circulação de espetáculos, realizando trocas metodológicas de trabalho entre os grupos cênicos visitantes e locais, promovendo oficinas para profissionais iniciantes, intercâmbio com espectadores após os espetáculos e palestras de integração multidisciplinares com as programações locais.
O projeto proporciona uma ação formativa, para além do simples ato de fruir e entreter, tornando-se um “pacto para a educação dos sentidos de ambos os lados, o do artista e o do espectador” (CRUZ, 2009, p.20), alinhando-se com as diretrizes institucionais e proporcionando informação, capacitação e desenvolvimento de valores culturais, estímulo à produção e difusão cultural, possibilitando a clientela da instituição e ao público em geral o contato com formas de produção, concepção artística e preparo corporal vivenciada em diferentes regiões. O Sesc no Maranhão integra o conjunto de Departamentos Regionais que realizam a gestão compartilhada do projeto. A seleção dos trabalhos artísticos acontece por meio de processo curatorial envolvendo representantes/funcionários do Sesc em todo o país.

Em 2024, o Sesc Maranhão realizará o primeiro Festival Palco Giratório com programação que contemplará atrações nacionais e locais em diversos pontos da cidade e para todos os públicos.

Palco Giratório

 

SONORA BRASIL

Com o objetivo de difundir as expressões sonoras desenvolvidas na história da música no Brasil, o projeto Sonora Brasil valoriza a autenticidade melodiosa das obras e de seus intérpretes, oportunizando a clientela do Sesc e comunidade em geral o acesso a bens culturais, além de alcançar novos públicos. Realiza-se no formato de mostra em São Luís, geralmente entre os meses de julho e agosto. Em 2024, a temática “Encontro de gerações” propõe um circuito de espetáculos criados a partir da colaboração musical entre mestres, mestras e formações musicais relacionadas à tradição com artistas contemporâneos, promovendo expressões e diálogos diversificados.

Sonora Brasil

 

NORDESTE DAS ARTES

O Sesc Nordeste das Artes constitui uma rede que visa contribuir no movimento de articulação, estímulo e valorização da produção artística e cultural dos estados da região Nordeste, garantindo o que preconiza a política cultural do Sesc, principalmente no que concerne aos princípios da diversidade e do direito cultural. Em 2024 propõe-se a retomada das ações presenciais com a realização de seminários, vivências, debates e apresentações com a participação de grupos, artistas, agentes culturais do Maranhão e demais estados da Região Nordeste, mantendo seu compromisso de fortalecer a cultura da referida região no sentido de criar condições que possibilitem à produção artística cultural se tornar um real instrumento de transformação dos indivíduos e da sociedade. Acompanhar programação no https://nordestedasartes.com.br/

SESC PARTITURAS

O projeto Sesc Partituras constitui-se em um banco digital com partituras de autoria de compositores nacionais, disponibilizadas gratuitamente no site www.sesc.com.br/sescpartituras. O site é gerenciado pelo Departamento Nacional do Sesc e tem como objetivo principal a disponibilização de obras musicais brasileiras com vista à sua preservação através da catalogação.
Com o intuito de promover e contribuir para a formação de plateia, ao longo do ano são realizados Concertos Sesc Partituras, que acontecem simultaneamente em 23 estados, os quais os músicos locais interpretam obrigatoriamente obras que já fazem parte do acervo.

COMO CHEGAR

boizinho