Teatro Sesc Napoleão Ewerton

Criado e administrado pelo empresariado do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc cumpre seu papel como articulador do desenvolvimento e bem-estar social por meio da oferta de serviços socioeducativos e culturais destinados aos seus clientes e público em geral.

A Cultura no Sesc se caracteriza como ferramenta democrática de difusão de conhecimento possibilitando a educação transformadora da sociedade, por meio de projetos e ações voltados para as áreas de biblioteca, música, dança, teatro, circo, audiovisual, artes visuais e literatura objetivando a formação de seus diversos públicos. Referenciado na Política Cultural do Sesc que prima pela mediação entre cultura e sociedade e no diálogo entre produção e recepção, o Sesc, em especial no estado do Maranhão, tem um longo percurso de reflexão e prática artístico cultural com o intuito de tornar o público coautor dessa trajetória.

Assim, mantém ao longo dos anos, sua programação norteada nos princípios de direitos e diversidade cultural, possibilitando o exercício de novos olhares sobre as manifestações e os processos artísticos com base na formação, experimentação, circulação, encontro e troca entre diferentes saberes e modos de sentir, fazer e viver. Em continuidade a esse reconhecido trabalho criativo em prol do fortalecimento da cultura, apresenta o Teatro Sesc que presta homenagem ao grande empresário Napoleão Ewerton pelos relevantes serviços prestados frente à Federação do Comércio no Maranhão, com muito trabalho, dedicação e compromisso social.

O Teatro Napoleão Ewerton constitui-se como um espaço privilegiado para as diferentes linguagens artísticas (artes cênicas, música, literatura e audiovisual) de modo a fomentar a produção, a criação, a difusão e a fruição, visando a formação de plateias, artistas, produtores e público em geral.

Um novo espaço de cultura e de promoção das artes no Maranhão, pioneiro no estado com acessibilidade cultural e oferta de programação qualificada para todos os públicos.

Conheça nossa programação clicando aqui!

ESPAÇO

A capacidade máxima de público do Teatro é de 241 pessoas (duzentos e quarenta e cinco pessoas), sendo 221 lugares para público em geral, 12 (doze) poltronas “espaço mais”, 04 (quatro) lugares reservados para pessoas com cadeiras de rodas e 04 (quatro) lugares para acompanhantes de pessoas com cadeira de rodas, além de 15 cortesias para o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

A lotação do Teatro do Sesc Napoleão Ewerton a ser posta à venda é de 222 (duzentos e vinte e dois) lugares no total, sendo: 12 poltronas com assentos “espaço mais” e 04 espaços para cadeira de rodas.

O palco o Teatro apresenta boca de cena x ciclorama (profund.) de 7,50m, sendo 4,34m de altura e 8,50m de largura, e infraestrutura cênica completa: cortina automática e manual, pernas, bambolinas, cortina de fundo, ciclorama retrátil e varas de cenário e luz. Também possui 02(dois) camarins coletivos equipados com banheiros, 01(um) para até 05(cinco) pessoas e 01(um) camarim para até 20 (vinte) pessoas, entrada para carga e descarga de cenários com 2,10m de altura x 2,00 de largura e entrada para artistas e produção pela lateral.  O Teatro Sesc Napoleão Ewerton é o único no Maranhão equipado com sistema completo de audiodescrição.

RIDER TÉCNICO

INGRESSOS

Campanha Promocional de Inauguração

-Ingressos gratuitos com retirada na bilheteria até 1 hora antes do início do espetáculo.

PROJETOS E AÇÕES

O Teatro Sesc Napoleão Ewerton receberá prioritariamente as programações institucionais dos projetos descritos abaixo e ainda projetos específicos do Teatro.

Aldeia Sesc Guajajara de Artes

A Aldeia Sesc Guajajara de Artes, projeto de continuidade, integrante da Rede Sesc de Difusão e Intercâmbio das Artes Cênicas no país. No formato de “Aldeia Cultural” – concentra uma programação diversificada nas linguagens Música, Dança, Teatro, Circo, Cinema, Literatura, Artes Visuais, manifestações da cultura local para públicos variados. Dentre seus objetivos destaca-se a valorização da produção artística maranhense como forma de contribuir para o desenvolvimento e a transformação da sociedade. Nesse sentido, oferece além de espetáculos, shows, exibições de filmes, contações de histórias e exposições, ações formativas que ampliam o repertório dos profissionais, produtores e estudantes de arte.

Mostra Sesc de Música Onde Canta o Sabiá

A Mostra Sesc de Música “Onde Canta o Sabiá” tem por objetivo divulgar a diversidade da cultura musical maranhense, estimulando o resgate e o fortalecimento da sonoridade musical do estado, além de incentivar novas produções. De caráter não competitivo, contempla apresentações de composições inéditas; apresentação de músicos convidados, exibições de documentários, mesa redonda, oficinas e concertos nas escolas. Dessa forma, o evento proporciona a diversos públicos o contato com a produção local a partir das apresentações musicais e ações formativas, incentivando, assim, a formação e a qualificação de produtores e consumidores culturais; promovendo a formação de plateia, estimulando a pesquisa, a difusão e valorização da produção musical local, entre outros aspectos.

Mostra Sesc em Cena

O projeto é a culminância dos cursos livres sistemáticos de iniciação teatral, núcleo de pesquisa em teatro, dança educativa, ballet infantil, dança contemporânea, performance e núcleo de pesquisa em dança contemporânea, além de cursos de danças urbanas e dança de salão, para  crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, principalmente trabalhadores do comércio, bens, serviços e turismo e seus dependentes. Geralmente é realizado no mês de dezembro.

Palco Giratório

O Palco Giratório integra a Rede Sesc de Intercâmbio de Difusão das Artes Cênicas e possui entre os seus objetivos promover a circulação de espetáculos, realizando trocas metodológicas de trabalho entre os grupos cênicos visitantes e locais, promovendo oficinas para profissionais iniciantes, intercâmbio com espectadores após os espetáculos e palestras de integração multidisciplinares com as programações locais. O projeto proporciona uma ação formativa, para além do simples ato de fruir e entreter, tornando-se um “pacto para a educação dos sentidos de ambos os lados, o do artista e o do espectador” (CRUZ, 2009, p.20), alinhando-se com as diretrizes institucionais e proporcionando informação, capacitação e desenvolvimento de valores culturais, estímulo à produção e difusão cultural, possibilitando a clientela da instituição e ao público em geral o contato com formas de produção, concepção artística e preparo corporal vivenciada em diferentes regiões. O Sesc no Maranhão integra o conjunto de Departamentos Regionais que realizam a gestão compartilhada do projeto. A seleção dos trabalhos artísticos acontece por meio de processo curatorial envolvendo representantes/funcionários do  Sesc em todo o país.

Sesc Amazônia das Artes

O Sesc Amazônia das Artes constitui-se como espaço de excelência para a interação entre os artistas e o público dos estados que compõe a Amazônia Legal – Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e o Piauí como convidados em virtude de sua proximidade geográfica e da identificação com o cenário social e cultural da região.

A mostra em São Luís acontece no mês de maio e se alinha com o terceiro objetivo geral do Sesc, destacado em suas diretrizes: “contribuir para o aperfeiçoamento, enriquecimento e difusão da produção cultural”  nas linguagens de Música, Dança, Teatro, Circo, Cinema, Literatura, Artes Visuais, produtos culturais selecionados a partir de processo curatorial, configurando-se como uma ação de estímulo e difusão a partir da promoção de circulação e intercâmbio de produtos culturais entre os estados envolvidos. Tem gestão compartilhada entre os 10 regionais participantes, além do apoio técnico e financeiro do Departamento Nacional do Sesc.  Surgindo da percepção sensível quanto às dificuldades de formação, produção e circulação das manifestações artístico-culturais dessa região, o Sesc Amazônia das Artes é uma resposta para o desafio principal de fazer arte fora dos grandes eixos de produção.

Sonora Brasil

Com o objetivo de difundir as expressões musicais desenvolvidas na história da música no Brasil, o projeto Sonora Brasil valoriza a autenticidade melodiosa das obras e de seus intérpretes, oportunizando a clientela do Sesc e comunidade em geral o acesso a bens culturais, alcançando novos públicos. Realiza-se por meio de mostra em São Luís, geralmente entre os meses de julho e agosto.

Sesc Circo

Projeto que visa estimular a prática circense por meio da difusão e valorização de artistas e suas produções por meio de apresentações de espetáculos, performances, intervenções, cortejo, mesa de diálogos, oficinas, que possam assegurar que a linguagem circense seja reconhecida como parte do nosso patrimônio cultural, que influencia a formação e o modo de ser dos cidadãos brasileiros. Período de realização se dará no mês de julho, ocupando vários espaços da cidade.

Sesc Dramaturgias

O projeto Sesc Dramaturgias é a versão atual do projeto Sesc Dramaturgia: leituras em cena, com 20 anos de existência. Idealizado como uma estratégia para valorizar a relação de artistas e grupos teatrais com o texto dramático, a proposta foi atualizada, em 2015, no sentido de alcançar um conceito ampliado de “dramaturgia” e, consequentemente, se tornar mais atrativo para a clientela do Sesc e para o público em geral. Contempla oficinas de leituras dramatizadas, escrita dramatúrgica, dramaturgia do ator e dramaturgia da dança, dramaturgia da luz, dramaturgia circense, sendo opcional a realização das mesmas nos Departamentos Regionais.   De gestão compartilhada, em São Luís normalmente o Sesc realiza 2  oficinas por ano.

Sesc Pauta das Artes

O projeto que contempla apresentações artístico-culturais nas linguagens de Artes Cênicas e Música, com objetivo de contribuir para a formação de plateia, estímulo a fruição artística, despertar a reflexão, bem como enfatizar o processo de criação artística local, fortalecendo a cadeia produtiva artístico-cultural do estado. É realizado ao longo do ano, de forma sistemática nos meses de março a dezembro.

Sesc Partituras

O projeto Sesc Partituras constitui-se em um banco digital com partituras de autoria de compositores nacionais, disponibilizadas gratuitamente no site www.sesc.com.br/sescpartituras. O site é gerenciado pelo Sesc/DN e tem como objetivo principal oficializar a disponibilização de obras musicais brasileiras com vista à sua preservação, através da catalogação do registro.

Com intuito de promover e contribuir para a formação de plateia são realizados Concertos Sesc Partituras que acontecem simultaneamente em 23 estados, nas seguintes previsões abril, julho,  outubro  e 22 de novembro, no quais os músicos locais interpretarão obrigatoriamente obras que fazem já parte do acervo.

Projetos específicos do Teatro

FESTA- Festival Estudantil de Artes

A realização do projeto FESTA – Festival Estudantil de Artes está prevista para setembro de 2019, visando ao intercâmbio de saberes entre artistas e estudantes do ensino médio.  Trata-se de um espaço que visa incentivar e valorizar os talentos dos alunos das escolas da rede de ensino de São Luís/MA com apresentações de Teatro, Dança, Circo, Música e Poesia, de caráter não competitivo.

Mostra de Teatro e Circo

Mostra nas linguagens de Teatro e Circo voltada para grupos cênicos profissionais com realização prevista para março de 2019 em celebração ao Dia Mundial do Teatro e do Circo. Nessa edição, como parte da programação terá a mostra de cenas curtas, espetáculos de diferentes linguagens, atividades formativas, palestras e encontro com profissionais das artes cênicas.

PROSCÊNIO- Núcleo de Reflexões Cênicas

O Núcleo de Reflexões Cênicas pesquisa as variadas linguagens cênicas e em sua execução fomenta o encontro entre profissionais de teatro para a elaboração de um novo olhar, proporcionando a reflexão continuada em um espaço destinado à pesquisa e a criação que visa promover condições de aperfeiçoamento artístico e o enriquecimento humano dos artistas envolvidos no aprendizado.

Concertos Musicar

Projeto de musicalização infanto-juvenil realizado desde 2006, contribuindo para o desenvolvimento sociocultural através de cursos de violão, violino, cavaquinho, percussão, flautas doce e transversal, clarinete e canto coral. Os concertos são um espaço para as apresentações de resultados dos cursos de instrumentalização e aperfeiçoamento musical do Sesc Musicar. Acontecerão no segundo semestre 01 vez ao mês, estando aberto principalmente ao público jovem.