Mostra Artística Gaim apresenta espetáculos maranhenses inéditos no Teatro Sesc

29/09/2025 às 16:31 por Amanda Machado

O Gaim é uma iniciativa do Sesc que visa capacitar e desenvolver artistas independentes nas áreas de música, dança e teatro. Iniciado em março, chegou a hora de celebrar o resultado de meses de formação! De 01 a 04 de outubro, o Teatro Sesc Napoleão Ewerton recebe a Mostra GAIM, última etapa do projeto Teatro Sesc Formações. Os alunos apresentarão os espetáculos inéditos: “Flor de Mulungu”, “Entre-linhas”, ” Raízes”, “O Baú da Vó Catarina” e “A-mar”. Toda a programação é gratuita. Os ingressos devem ser adquiridos na plataforma Sympla.

A Mostra Gaim é uma oportunidade para celebrar a diversidade, a nova cena teatral e a criatividade nas artes cênicas, além de promover o acesso à cultura e o desenvolvimento artístico na região. Durante alguns meses, jovens artistas passaram por uma imersão em gestão cultural e tutorias artísticas em encenação, iluminação, sonoplastia e caracterização. Agora, sobem ao palco para apresentar cinco novos espetáculos que transitam entre teatro, dança, teatro para as infâncias e trabalhos performativos.

Victor Pereira, analista de Cultura do Teatro Sesc, explica que a iniciativa “pretende impulsionar projetos de artistas que estejam no início de carreira, a fim de que, por meio do entendimento da gestão de carreiras artísticas independentes, eles consigam acessar os circuitos culturais existentes no estado, na região e no país”.

O Sesc, por meio desta iniciativa de fomento e formação, visa acompanhar o progresso dessas cenas mesmo depois da finalização do projeto com o objetivo de mensurar os impactos reais do Gaim na linguagem artística e economia criativa do estado.

Confira a programação completa da Mostra GAIM:

DATA: 01/10/2025
ESPETÁCULO: FLOR DE MULUNGU
PRODUÇÃO: COLETIVO MULUNGU/MA
SESSÃO: 19h30
INDICAÇÃO: LIVRE

SINOPSE: Inspirado nas obras A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, e Macabéa: a Flor de Mulungu, de Conceição Evaristo, o espetáculo traz à cena a trajetória de Macabéa, mulher negra e nordestina que migra para a cidade grande em busca de melhores condições de vida. A montagem costura memórias, ancestralidade e escrevivências, revelando a força e a resistência de mulheres que, como a flor de mulungu, florescem mesmo em meio à aridez. Transformando dor em poesia e invisibilidade em presença, a encenação propõe uma reflexão sobre identidade, deslocamento e protagonismo negro, reafirmando o teatro como espaço de memória, resistência e transformação social.

FICHA TÉCNICA:
Direção de produção: Nicolly Maciel
Assistente de produção: Vitória Candeira
Atuação: Nicolly Maciel
Direção geral: Zanto Holanda
Iluminador: Renan Andrade
Assistente de iluminação: Tamia Machado
Direção musical: Zanto Holanda
Sonoplastia: Vandersson Ferreira, KRD Pantoja
Musicalização: Grupo Griô
Coordenador de mediação cultural e pesquisa: Alexandra Coelho, Grazy Frota
Marketing e comunicação: Fernando Filho, Josielma Ferreira
Fotógrafa: Quilana Viégas
Videomaker: Sião Filmes
Visagismo: Conceição Santos, Deyves Mendes
Parceiros: Grupo Teatral Improviso, Expressar Escola de Dança, Maciel Turismo, Cohatrac Oficial e Kamilla Arruda.

DATA: 02/10/2025
ESPETÁCULO: ENTRELINHAS
PRODUÇÃO: COLETIVO CASULO/MA
SESSÃO: 19H30
INDICAÇÃO: LIVRE

SINOPSE: No espetáculo “Entrelinhas” o Coletivo Casulo mergulha no percurso emocional do luto, na travessia árdua de uma terra para outra e na bagagem cultural potiguar dos atores, conduzindo o espectador por um acervo de memórias afetivas que despertam saudade, pertencimento e conexão com suas raízes culturais. A partir da dor da perda, especialmente marcada pelas lembranças vividas com os avós, o espetáculo vem se debruçando nessa narrativa delicada e profundamente humana, na dualidade entre o silêncio e o grito, na ausência e na presença sentida, na memória como um território vivo.

FICHA TÉCNICA
Atores: Micael Bezerra e Nicolle Duarte
Direção e Sonoplastia: Gael Cardoso
Dramaturgia: Coletivo Casulo
Figurino e Cenografia: Desalinho
Iluminação: Gael Cardoso e Grazy Frota
Operador de Luz: Grazy Frota
Operador de Som: Sara Samenezes
Fotografia: Mariana Madeira
Designer: Gato Preto
Direção Artística (Tutoria): Abimaelson Santos e Lara Moura
Apoio: Residência Ilha Bela, Grupo Narraiz e Teatro Luiz Pazzini
Agradecimentos: Thadeu Macedo

DATA: 03/10/2025
ESPETÁCULO: RAÍZES
PRODUÇÃO: VALDENIRA BAIMA/MA
SESSÃO: 19h30
INDICAÇÃO: LIVRE

SINOPSE:O trabalho tem como inspiração, as questões da vida cotidiana que levam as pessoas a mergulharem nas profundezas de si mesmas, ao mesmo tempo traz a capacidade de restauração, agradecimento e celebração da vida diante dos desafios enfrentados todos os dias pela sobrevivência, além disso, chama a atenção para a necessidade de dispensar um espaço rotina acelerada, para o cuidado e fortalecimento das raízes que sustentam o corpo, a mente e o espírito, para obter melhor qualidade de vida. Nesse espaço pode ser incluído o lazer, a arte, as práticas integrativas, as celebrações em comunidades, as festas tradicionais, reafirmando a representatividade do artista independente nos espaços artísticos e sociais.

FICHA TÉCNICA
Proponente e Direção de Produção: Valdenira Baima
Direção Geral: Anderson Garros
Assistência de Produção: Bia Medeiros

ELENCO: Valdenira Baima, Vitoria Candeira, Marvane, Sullabarbara de Assis, Sullane de Assis, Fernando Saraiva, Kakau Santos, Adriano Gonzaga Participação especial: Caixeiras do Divino do Engenho de Periz de Cima Percussionista: Angelo Gonzaga Cenografia: Raissa Lima, Bia Medeiros Coreografia: Valdenira Baima, Fernando Saraiva Caracterização: Rafael dos Santos Trilha Sonora: Valdenira Baima, Marcos Borges Audiovisual (Fotografia e Filmagem): Maria Delmondes Iluminação: Tauane Dutra Operação de Som: Josielma Ferreira Identidade Visual: Alê Coelho Assistente de Palco: Vanderson

DATA: 04/10/2025
ESPETÁCULO: A-MAR
PRODUÇÃO: COLETIVO TUCUM/MA
SESSÃO: 19h
INDICAÇÃO: 10 anos

SINOPSE: Misturando poesia, escrita de si, teatro, performance, e a biografia de um artista, quilombola, negro e LGBTQIAPN+, surge o projeto A-Mar. Uma performance teatral que busca desenvolver a construção de si, a reflexão sobre corpos dissidentes e como o amor romântico está constituído na nossa sociedade por meio de um espetáculo emocionante. Surgida a partir de um conjunto de poesias afetivas e autorais, além de referências como o poeta José Régio e a cantora de MPB Liniker, o espetáculo A-Mar é um monólogo que aborda a identidade de Leônidas Melo, ator, diretor de produção e artista criador da proposta, misturando elementos de sua vida pessoal e tempo em sua cidade natal, Alcântara-MA e com seus textos autorais culminando em uma experiência artística e teatral completa abordando temas como Identidade de gênero, racismo, LGBTQIAPN+fobia, além de afirmar o óbvio, todo corpo merece ser amado.

FICHA TÉCNICA
Atuação e direção de produção: Leônidas Melo
Direção: Jefferson Daniel
Cenografia: Sara Menezes
Caracterização e social-mídia: Alê Coelho
Iluminação e operação de luz: Sarah Lopes
Sonoplastia e operação de Som: Thauane Barbosa
Fotografia e viodemaker: Ariela Dion

DATA: 04/10/2025
ESPETÁCULO: O BAÚ DA VÓ CATARINA
PRODUÇÃO: COLETIVO BAIXADA/MA
SESSÃO: 15H
INDICAÇÃO: LIVRE

SINOPSE: Após a morte da avó Catarina, os irmãos Lino, Tito e Zuri voltam à antiga casa da família no centro histórico de São Luís. Lá, descobrem um baú mágico guardado por Mina, uma antiga boneca de pano que ganha vida e os leva para dentro das histórias, cheiros e lembranças da avó. Em uma jornada cheia de humor, aventura e emoção, os três precisarão entender que o maior segredo do baú é aquilo que não se pode ver.

FICHA TÉCNICA
Produção – Crhys Oliveira
Assistente de Produção – Lara Moura
Diretor – Will Tavares
Elenco: Tami Machado, Crhys Oliveira, Renato Ribeiro, Marvane
Vozes: Lara Barros
Direção de Arte – Renato Ribeiro
Confecção Figurino e Cenário – Sandra Ûchoa
Iluminação: Tami Machado
Sonoplastia: Josifran
Operação de Luz: Vanderson Ferreira
Operação de Som: Thauane Barbosa
Identidade Visual: Renato Ribeiro