Com uma programação diversificada que uniu responsabilidade social, cultura, cidadania, saúde, lazer e entretenimento, a Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo realizou uma edição de sucesso – e histórica – em São Luís no último fim de semana, nos dias 16, 17 e 18 de maio, com o Innovation Day, realizado na cobertura do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac e na Praça Maria Aragão, no Centro da cidade. No total, foram quase seis mil participantes das ações, atividades culturais e dos serviços oferecidos durante o evento.
Idealizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e uma realização Fecomércio-MA, Sindicatos Empresariais, Sesc e Senac, a Semana S ofertou ao público diversas atividades de lazer, serviços de saúde, experiências tecnológicas e apresentações culturais do Sesc-MA, assim como oficinas de gestão e inovação, consultorias de imagem, atendimentos de beleza e demonstrações culinárias com especialistas do Senac-MA.
Ao todo, foram mais de 27 mil atendimentos nas atividades ofertadas durante os dois dias de programação na Praça Maria Aragão. Com mais de 60 novos Cartões Sesc emitidos, a Semana S contou com quase três mil serviços.
“Mais um grande evento do Sesc-MA, juntamente com Fecomércio e Senac, em que alcançamos um grande êxito. Além do sucesso de público, conquistamos nosso objetivo principal que é ofertar ao público diversos serviços gratuitos e proporcionar acesso à cultura, saúde, lazer e novas possibilidades”, ressaltou Rutineia Monteiro, Diretora Regional do Sesc-MA.
De espaços como o Sesc Saúde Mulher, à Unidade Móvel BiblioSesc (que apresentou performances literárias e contação de histórias) e aos programas de Assistência e Sesc Mesa Brasil, o público, de crianças a adultos, marcaram presença e foram conferir de perto a qualidade no atendimento do Sesc-MA.
Uma iniciativa inovadora do evento foi a inclusão do Espaço Neurodivergente na programação. Recebendo até seis crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA) por sessão, em um estande projetado par atender as suas necessidades, a equipe multidisciplinar realizou jogos interativos e brincadeiras sensoriais, proporcionando momentos de diversão e muito estímulo para os pequenos.
Já nas atividades culturais, uma multidão ocupou a Praça Maria Aragão para prestigiar o humor dos espetáculos “As aventuras do Dindooo: O Musical” e “Pão com Ovo”, os shows musicais das bandas Argumento, Tiruliluli e Pindaré-Mirim, entre tantos outros.
Outro ponto alto foram as milhares de pessoas que se reuniram para acompanhar o lançamento oficial da programação do Projeto Balaio de Sotaques 2025, que contou com grandes nomes do período junino no Maranhão, como Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues, Companhia Barrica, Bumba Meu Boi de Axixá, Bumba Meu Boi de Morros, e encerrando a noite com seus pandeirões e no sotaque de matraca, o Bumba Meu Boi da Maioba arrastou seu batalhão pesado, encerrando em grande estilo a primeira noite do evento, que seguiu no domingo demonstrando a força do Sistema Comércio e o compromisso da Fecomércio/Sesc/Senac com o público comerciário e com os ludovicenses.
Também celebramos a Semana S do Comércio em Caxias, no dia 17 de maio, no Mirante da Balaiada, com serviços para toda a família nas cinco áreas de atuação do Sesc. Na programação, serviços de saúde e campanhas educativas alongamento, brinquedos infláveis e apresentações culturais.