23ª edição Palco Giratório promove espetáculos e intercâmbio artístico

01/10/2021 às 11:35 por Rayssa Mendes

Além das apresentações, a primeira semana de programação local traz debates entre artistas maranhenses e de outros estados.

Integrando a programação nacional do Palco Giratório, o Maranhão conta com representações através de espetáculos, oficinas, pensamentos giratórios e intercâmbios. A programação local tem início nesta terça, dia 05, com o espetáculo de dança Ancés com Tieta Macau, às 18hs, no canal do Youtube e no Instagram do Sesc Maranhão.

Ancés traça um percurso entre presença e ausência ativando memórias não codificadas em instâncias dizíveis ou lineares em uma obra que se remonta. Não planejada, crua, celular e instável, o espetáculo se desdobra em curvas numa tentativa de traçar a genealogia de um corpo negro que dança; que se desenterra, que tenta desfazer o trajeto feito e que questiona o trajeto imposto.

Espetáculo Ancés

No dia 06, a artista Tieta Macau juntamente com a Cia. Garatuja de Artes Cênicas (AC) participam do Intercâmbio “Diálogos sobre danças e ancestralidades” que acontece a partir das 19h pela plataforma Teams. Neste encontro, as atrizes e pesquisadoras irão compartilhar suas experiências, processos criativos e vivências com os espetáculos “Ikuãni” (AC) e “Ancés” (MA) além de debaterem sobre silenciamentos dos corpos negros e indígenas e a necessidade de maior visibilidade de suas produções no âmbito das artes cênicas. As inscrições para o intercâmbio são gratuitas, feitas através do link  https://forms.office.com/r/E51aVGpW27.

Espetáculo “Sobre Azares Futuros”

 “Sobre Azares Futuros” da cia. maranhense Budejar Criações Artísticas será transmitido no canal do Sesc Brasil no Youtube no dia 07, a partir das 20h. No espetáculo, uma atriz (Lidya Ferreira) e quatro cenas divididas ao longo de cinquenta minutos de narrativas políticas, poéticas, singelas, dolorosas e alegres sobre ser mulher no mundo e as lutas diárias do universo feminino. Os azares futuros, assédios, aborto, a maternidade e o direito sobre o corpo: são essas as questões em debate, na cena, no corpo e nas marcas da atriz. O espetáculo é composto por uma estrutura dramatúrgica fragmentada, com cenas independentes e com uma estética que propõe cortes secos, picos de alegria, mas sem finais felizes; propondo cenas reflexivas sobre o feminino e as relações de poder no cotidiano da mulher.

EspetáculoMaria Firmina dos Reis: uma voz além do tempo

Na sexta, dia 08, acontece o espetáculo “Maria Firmina dos Reis: uma voz além do tempo”, às 20h, no canal do Youtube e no Instagram do Sesc Maranhão. Júlia Martins faz uma releitura sobre a vida e obra da primeira romancista afro- brasileira da história, Maria Firmina dos Reis. Em paralelo a vida de Firmina, a atriz traz a sua história de vida e de outras mulheres e homens negros que se intercalam com a história de vida da romancista que é símbolo de resistência e luta contra a escravidão.

Com base no espetáculo que homenageia Maria Firmina e em “Vaga Carne” (MG) que abriu a programação nacional do Palco Giratório, Júlia Martins e a Cia. Grace Passô discutem as construções e desdobramentos do espetáculo mineiro, além do processo criativo inspirado na vida e obra de Maria Firmina dos Reis no intercâmbio “Vaga Carne e Maria Firmina: construções e desdobramentos”, que acontece dia 09, a partir das 19h pela plataforma Teams. Os interessados devem se inscrever gratuitamente através do link  https://forms.office.com/r/iGUByX6ig4.

Sobre o Palco Giratório

Reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes cênicas desde 1998, o Palco Giratório intensifica a formação de plateias a partir da circulação de espetáculos dos mais variados gêneros e promove a troca de experiências por meio de uma vasta programação.  Este ano, artistas e públicos de diferentes regiões do País estarão conectados em salas virtuais para dialogar sobre essa história.

Com foco na valorização da cultura e dos grupos de artes cênicas do país, o Sesc retorna este ano com o projeto Palco Giratório, mas agora com novo modelo: o Festival Digital Palco Giratório. A realização do Palco Giratório neste formato digital demonstra a força do projeto como uma política inovadora e pluralista de incentivo às artes cênicas, profundamente impactadas pela pandemia no Brasil. Neste ano, mesmo reconhecendo a perda do valor presencial das ações, a expectativa é conquistar um número maior de espectadores a partir da ampliação de acesso gerada pela transmissão via internet.

Confira a programação completa clicando aqui.

Serviço:

23ª edição Palco Giratório

Data: 30 de setembro a 30 de outubro

Exibição: Youtube Sesc Brasil (https://www.youtube.com/user/SescBrasil), Youtube Sesc Maranhão (https://www.youtube.com/user/SESCMA) e Instagram Sesc Maranhão (sesc_ma).