Pessoas em situação de rua recebem doações do Mesa Brasil Sesc

19/05/2021 às 09:59 por Lideney Ferreira

A pandemia do Covid-19 expôs a fragilidade de diversas áreas da sociedade, acentuando problemas sociais, sobretudo para aqueles que se encontram na invisibilidade, pela ausência de políticas públicas ou projetos direcionados a essa parcela da população. Devido essas ausências, as pessoas em situação de rua contam com apoio de instituições não governamentais e cidadãos realizam alguma ação para ajudá-las.

Em São Luís, o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, por meio do programa Mesa Brasil Sesc, se uniu ao Instituto Adson Fernando (IAFFA) no combate a fome que assola as pessoas em situação de rua em diversos bairros de São Luís.

As refeições são entregues todos os sábados e domingos na Praça Deodoro, na João Lisboa, no Mercado Central, nos bairros do Desterro, João Paulo e no Residencial Vinhais, atendendo em torno de 600 pessoas por semana. O cardápio é variado e leva dignidade a esses indivíduos que sofrem pela falta de assistência.

“Somos recebidos com alegria! Para muitos, aquela é a única refeição daquele dia e se não comem, ficam mais vulneráveis a contrair doenças. E como não têm acesso à higienização o risco se torna ainda maior”, relata Socorro Batista, uma das idealizadoras do projeto. 

Além do Mesa Brasil Sesc, outras 27 pessoas integram a rede de solidariedade que contribui com a instituição na preparação e entrega das refeições. Recentemente a turma de Gastronomia do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) passou a integrar o grupo cooperando com a preparação de quentinhas.

Para o presidente da IAFFA, José Ribamar Rodrigues Filho (Rodrigo Comerciário), cada parceria é motivo de alegria. “Ter o Mesa Brasil conosco era tudo que eu sonhava! E agora também a Uninassau. Estou feliz porque assim podemos ajudar mais pessoas”, explicou.

O Mesa Brasil compõe uma rede nacional de solidariedade que desenvolve ações de segurança alimentar e nutricional. No Maranhão, o programa atua desde 2003 com sede nas cidades de São Luís e Caxias. 

Com o advento da pandemia da Covid-19, o Mesa Brasil passou a receber doações por meio de transferências ou depósitos bancários com isso pode ampliar os atendimentos finalizando 2020 com 544.324 kg de doações beneficiando 208.962 pessoas em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa, Itapecuru-mirim, Caxias e Aldeias Altas.

Só nos quatro primeiros meses deste ano, o Programa Mesa Brasil Sesc já entregou mais de 150 mil quilos de alimentos e segue em campanha para ajudar ainda mais pessoas. Para contribuir, os dados da conta do Banco do Brasil são:

Ag 5750-9 | CC 758-7
SESC MA MESA BRASIL
CNPJ 04.155.096/0001-18

PIX: (98) 99973-5431

É possível contribuir com qualquer quantia – uma doação de R$ 5, por exemplo, equivale a 1kg de alimento, que irá ajudar a complementar cerca de cinco refeições. A contribuição também pode ser feita nos postos de coleta do Mesa Brasil localizado nas Unidades Sesc.

As doações de alimentos não-perecíveis, itens de higiene pessoal e material de limpeza deverão ser entregues de segunda a sexta-feira, em horário comercial, das 8h às 17h, nas unidades do Sesc.

Os doadores podem entrar em contato pelo WhatsApp: (98) 9 9973-5431 ou pelos telefones: São Luís (98) 3215-1542 / Caxias (99) 3521-3862

Saiba mais