Sesc lança a Cartilha “Jogos, brinquedos e brincadeiras” em formato virtual

05/10/2020 às 17:23 por Amanda Machado

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, as possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza as emoções. Resgatando dezesseis atividades recreativas que perpassaram gerações, o Sesc lança a cartilha virtual  “Jogos, Brinquedos e brincadeiras” na Semana da Criança.

Com pesquisa e texto da dramaturga e professora do Departamento de Artes cênicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Michelle Cabral, o material apresenta o brincar como ato educativo, pleno de ludicidade. Lançada em formato impresso em 2017, em comemoração aos 70 anos do Sesc Maranhão, a coletânea agora estará disponível aos pais e educadores no formato pdf. Basta clicar aqui para fazer o download.

A proposta do Sesc é fortalecer o lazer, a ludicidade e o caráter educativo do brincar, além de preservar o rico repertório de brincadeiras regionais que coexistem na atualidade com os jogos eletrônicos e que são importantes para o enriquecimento socioeducativo das crianças  e proporcionam a construção coletiva da vida social.