Sesc realiza cerimônia de lançamento da Carta de Bertioga

02/10/2013 às 00:00 por Viviane Franco

A luta pelos direitos dos idosos ganha mais uma voz. Resultado das discussões sobre as perspectivas e estratégias para o aperfeiçoamento das políticas sociais, com vistas a elevar a pessoa idosa a sua plena cidadania, foi lançada nesta terça-feira, 1º, em todo o país, na América Latina e Portugal, a Carta de Bertioga.

 

A solenidade de lançamento no Maranhão aconteceu na Área de Vivência do Sesc Deodoro e contou com a presença das diretoras do Sesc, de Planejamento, Rutineia Amaral; de Programas Sociais, Regina Soeiro; a Gerente do Sesc Deodoro, Valdinete Reis e Coordenadora de Saúde e Assistência, Patrícia Ribeiro, além de integrantes do Trabalho Social com Idosos das unidades Deodoro e Turismo, que protagonizaram toda a solenidade.

 

Ao som do Coral Vozes de Sabedoria o Hino Nacional foi entoado dando início a cerimônia. Em seguida, a coordenadora do TSI, Adalgisa Dumont junto as idosas Conceição de Menezes e Raimunda Cintra leram a síntese da Carta de Bertioga.

 

Na opinião das duas idosas, mais do que a criação de mais um documento, é necessário que haja cumprimento. “Hoje já vemos em parte os direitos sendo respeitados, mas ainda há muito que se fazer nesse sentido”, ressaltou Conceição Menezes, 65 anos, aposentada.

 

Raimunda Cintra, 75 anos, reconhece que existem leis que garantem o direito dos idosos, mas precisam ser cumpridas. “As pessoas precisam se preparar para esse momento e lembrar que as leis que beneficiam os idosos de hoje irão beneficiá-los quando forem idosos”, chama atenção.

 

Conforme explicou Adalgisa, “o documento é uma espécie de carta de intenções com intuito de provocar a sociedade a se organizar na cobrança de políticas públicas existentes e a criação de novas”.

 

Com o lançamento, a próxima etapa é a divulgação em Conselhos e solicitação de pauta junto a Defensores Públicos. No mundo, a difusão da carta ficou a cargo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) cujo representante esteve presente no lançamento realizado no Chile.

 

A cerimônia encerrou com apresentação do Coral Vozes de Sabedoria e um coquetel.