Programação Infantil movimenta a 7ª Feira do Livro de São Luís

01/10/2013 às 00:00 por Viviane Franco

 

Imersos no mundo da literatura e diversão as crianças mostram que no mundo mágico dos contos tem lugar para todos. Com diversas atividades voltadas para o público infantil, o Espaço Brincando com a Leitura do Sesc recebe até o final da feira alunos de escolas públicas e privadas em oficinas de tangram, tirinha, literatura de cordel, conto e poesia, contação de história, além de exibições de filmes no CineSesc, apresentações teatrais, Biblioteca Móvel do Sesc – BiblioSesc entre outras atividades.

Animadas as crianças se dividiam entre as diversas atividades, uma das que mais chamou a atenção dos pequeninos foi a pintura facial, com borboletas, corações, bolas entre outros motivos infantis, a criançada fazia fila para ganhar sua marca na feira do livro. A oficina sobre “tirinhas”, também despertou a curiosidade da criançada, onde a partir de numerais as crianças criavam historinhas feitas em uma só tira.

 

 

Na oficina de xilografia, os pequeninos criaram capas para cordéis a partir da técnica de xilografia. Utilizando tinta guache e isopor, as crianças fizeram seus desenhos e decalcaram em folha de papel em branco. Enquanto realizavam a atividade, a oficineira Maria Diniz, contava um pouco da Literatura de Cordel.

 


Como um mergulho na literatura, os estandes da Biblioteca Infantil Rosa Castro e de contos e poesia exploraram a imaginação dos visitantes com contação de histórias dos autores homenageados na feira seguidas de atividades de desenhos e pinturas.

 

“Nós passamos as histórias de forma simplificada para as crianças e depois pedimos que cada qual reconte por meio de desenhos aquilo que compreenderam. É uma troca de experiências muito boa tanto para o profissional como para os participantes”, comentou Richard Jardson Pereira, 32, estudante de letras e oficineiro.

Para os pais a maior satisfação é ver a alegria dos filhos que participam e aprendem na feira do livro. Silva Regina Pestana, 29 anos, mãe da pequena Camilloy Vitória de 8 anos, diz que costuma visitar a feira do livro todo ano – “acho importante trazer meus filhos, pois aqui eles tem oportunidade de aprender, além de ser um incentivo à leitura desde cedo, e como consequência ainda pode ajudar nos estudos deles” – finaliza.

Camilly Vitória concorda com a mãe e já se prepara para visitar a feira outros dias – “gosto muito das oficinas, da pintura no rosto, estou me divertindo muito”.

 

Ao longo da semana, Espaço Infantil funciona a partir das 14 horas e a programação cultural, a tarde e a noite no Cine Praia Grande e Praça Nauro Machado