Música, dança e desfile das escolas marcaram a cerimônia de abertura das Olimpíadas Sesc 2013. O maior evento esportivo do Sesc promete em sua sexta edição estimular as práticas esportivas entre crianças e adolescentes, reforçando as características lúdicas e educativas do esporte, como meio de inclusão social e de hábito saudável. A cerimônia de abertura aconteceu no sábado, 28, no Sesc Turismo e contou com a presença de 36 escolas e aproximadamente 500 estudantes.
Seguindo a tradição dos esportes Olímpicos, cada atleta desfilou com sua equipe conforme a modalidade em que se inscreveram. Em seguida, ao som de Carruagem de Fogo, a tocha olímpica percorreu a quadra, primeiramente levada pelo atleta de Taekwondo John Almeida que repassou ao aluno do Projeto “Futebol para Todos”, Mateus dos Santos Costa e que entregou a carateca, Naíra Fernanda que acendeu a pira que representa a chama dessa grande competição.
Pela primeira vez um atleta acende a pira olímpica. Quem cedeu com orgulho a oportunidade foi o professor de Karate Pedro Almeida. “É gratificante para mim dar essa oportunidade para uma atleta nossa de destaque nacional. Isso acendeu o meu ego e me deixa mais iluminado”, destacou.
Para Naíra, a emoção foi em dobro. Sem saber que iria acender a pira, garante que essa foi uma forma reconhecimento de sua carreira esportiva. “Fiquei surpresa porque pensei que iria apenas levar a tocha para o professor, mas na hora ele pediu que eu fizesse tudo. Creio que essa foi uma forma de reconhecer o tempo de casa que tenho no Sesc”, comentou.
Aluna desde os 10 anos, Naíra acumula medalhas e troféus de competições pelo Brasil. Como ela mesma conta, “difícil um campeonato que não ganhe. Quando parei de conferir eu tinha 63 medalhas”, relembra.
Fruto do Sesc também, o grupo de dança Street Master fez uma bela apresentação e encantou os estudantes. Em seguida, o mascote oficial do evento, o “Sesquinho” dançou na companhia dos Educadores Físicos do Sesc celebrando a interação e a alegria promovida pelo esporte.
Estavam presentes compondo a mesa das autoridades, o vice presidente do Conselho Regional do Sesc, Marcelino Ramos, as diretoras de Administração e Finanças, Darlise Ramos; de Planejamento, Rutineia Amaral e de Programas Sociais, Regina Soeiro; a gerente do Sesc Turismo, Euzamar Baima e os conselheiros do Sesc Willian Câmara Ribeiro e Antônio de Sousa Freitas.
Quem declarou abertas as Olimpíadas foi o vice-presidente do Conselho do Sesc, Marcelino Ramos, que em seguida elogiou o trabalho da instituição que a cada ano cresce no que diz respeito ampliação do atendimento ao público em geral. “Quando o Sesc surgiu tinha como público preferencial o comerciário, mas com a elasticidade do trabalho social, hoje atendemos a comunidade em geral e em todas as áreas”, destacou.
Este ano, as Olimpíadas Sesc ganham a marca do Move Brasil, “uma forma de engrandecimento do trabalho que o Sesc realiza há anos com compromisso com a difusão de práticas saudáveis entre a população”, explicou Darllyane Machado, coordenadora do Projeto.
COMPETIÇÕES
Após a abertura com muita diversão, brincadeiras e alegria, o karate e a natação deram início à tabela de competições. No karate, as disputas foram com as categorias mirim e infantil ficando as demais categorias para serem disputadas na segunda etapa, no dia 20 de outubro, com a presença do mestre Takashi Shigeeda.
Confira o resultado das disputas de karate: Clique aqui.
No fim de semana ainda, aconteceu a primeira etapa do Torneio de Taekwondo, no domingo, 29, no Ginásio Charles Moritz – Sesc Deodoro. O evento reuniu cerca de 150 competidores de todas as idades de São Luís e do interior.
Eles disputaram partidas de Poomsae — método de treino individual tanto de ataques como de defesas — e luta. Na oportunidade, Mestre Ivonaldo, presidente da Federação de Taekwondo do Maranhão falou da medalha que recebeu em luta nacional e incentivou os atletas a buscarem crescer no esporte.
Confira o resultado das disputas de Taekwondo: Clique aqui.