Paraenses apresentam o Charme do Choro no palco do João do Vale

20/08/2013 às 00:00 por Viviane Franco

De longos vestidos vermelhos, as seis damas do choro esbanjaram todo o charme em consonância com o nome do grupo que traz como destaque a excepcional habilidade das instrumentistas na execução deste ritmo. A apresentação do grupo Charme do Choro encantou o público que prestigiou a programação do Amazônia das Artes realizado na noite de quinta-feira (15), João do Vale.

 

O Charme do Choro é um grupo que carrega no próprio nome a música instrumental de maior tradição brasileira: o choro. No repertório, músicas como “De coração a coração”, "Overdose do Amor", de Marcelo Ramos, compositor conterrâneo das integrantes do grupo; “Apenas de Mãos de Dadas” e “Intervenção”, da obra de Waldemar Henrique, Sebastião Tapajós e Jacob do Bandolin.

 

Músicas que envolveram o público que acompanhou a apresentação com palmas. Entre os presentes, a turista Muriella Buchert, da Guiana Francesa, conta que não conhecia o ritmo e gostou muito do que ouviu. “O ritmo é envolvente, dá vontade de dançar”, destacou.

 

Acompanhado da esposa, Carlos Alberto Rodrigues, advogado, garante que valeu a pena ir ao teatro nesse dia. “Muito boa à apresentação, na verdade, excelente!”, elogiou.

 

E a simpatia era recíproca. Com a mesma intensidade com que o público interagiu durante a apresentação e ao final pediu “bis”, as integrantes dispensaram elogio a capital maranhense que, como descreveram, tem cultura em todos os cantos.

 

Fechando a noite, as 6 jovens: Jade Guilhon (Bandolim e Violino); Dulci Cunha (Flauta); Laíla Cardoso (Violão); Camila Alves (Violão 7 cordas); Carla Cabral (Cavaquinho); Rafaela Bittencourt (Pandeiro) tocaram “Lamentos”, de Pixinguinha.

 

Formado a partir do projeto Choro do Pará, o grupo com 6 anos de formação, aproveitou para divulgar o novo CD "O Charme do Choro", décimo primeiro volume da série “A Música e o Pará”, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Pará. Muitos exemplares foram vendidos nessa noite para os já fãs que conquistaram.

 

Entre eles, Daniel Almeida, ator e diretor, que já idealizou novas apresentações. “Adorei o show de hoje que pretendo fazer um intercâmbio delas em festivais pelo país”, planeja.