Mais um espetáculo infantil promete cultura e entretenimento para toda a família. “Avoar”, do grupo Raízes do Porto, de Porto Velho, conta a história de crianças que, cansadas de brincar dentro de casa com videogames e computadores, resolvem sair de seus prédios e brincar na rua e revivem a alegria das antigas cantigas de roda e brincadeiras infantis. O espetáculo teatral acontece nesta segunda-feira, 19, às 18h, no Teatro Alcione Nazaré. Entrada franca.
O espetáculo faz uma reflexão sobre a importância das brincadeiras infantis que a cada ano estão sendo deixadas de lado em detrimento dos jogos tecnológicos.
Segundo seus idealizadores, “Avoar foi um jeito urbano que encontrei para trazer de voltas as velhas noites de luar, onde as crianças brincavam nas calçadas ao som de cantigas de roda. Um jeito de resgatá-las, corrigi-las e documentá-las, até que a lua se esconda senão por trás dos prédios, por cima deles”, diz Vladimir Capella.
Com a direção de Suely Rodrigues, o espetáculo de Vladimir Capella resgata antigas cantigas e brincadeiras de roda por meio da história de crianças que “redescobrem” a rua depois de abandonarem seus videogames e computadores. Com esse trabalho, a companhia ganhou o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, em 2006.
A apresentação tem classificação etária livre e duração de 60 minutos. Entrada franca.