Palco Giratório apresenta espetáculo Insone neste sábado

27/05/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Um colchão branco em que transitam quatro pessoas angustiadas, representando um limbo entre o cansaço extremo e a privação do sono. Esse é o cenário escolhido pelo Grupo Z de Teatro para tratar sobre a rapidez e a intensidade vivida pela sociedade contemporânea durante a montagem “Insone”, em cartaz neste sábado (1), no Teatro Arthur Azevedo, às 20h. Produzir, consumir, entreter-se, divertir-se, conectar-se, informar-se, ser feliz. Tudo isso se tornou, aparentemente, uma obrigação que é preciso cumprir em profusão e com pressa.

 

A apresentação faz parte da segunda etapa do projeto do Sesc Palco Giratório que circula pelo país promovendo intercâmbio cultural por meio de exibições artísticas itinerantes com o intuito de difundir e descentralizar as artes cênicas no Brasil. Os ingressos podem ser trocados por 1 kg de alimento não perecível uma hora antes do espetáculo na bilheteria.

 

A peça não possui narrativa linear e trata de um homem contemporâneo entre a exigência de velocidade e rapidez do mundo moderno e a necessidade de descanso e repouso. A direção do espetáculo é de Carla Van Den Bergen e Fernando Marques com figurinos de Francina Flores e dramaturgia de Fernando Marques.

 

O Grupo Z de Teatro surgiu em 1996, em Vitória, e de lá pra cá tem optado por uma dramaturgia própria e espetáculos universais. A apresentação consiste num teatro-dança, estreou em 2011 e é bastante elogiada no seu estado de origem por ser resultado de uma pesquisa solida que vem sendo desenvolvida pelo grupo.

 

Oficina

 

Além do espetáculo será realizada a oficina intitulada "Do chão ao vôo, da palavra ao corpo", durante os dias 2 e 3 de junho, das 14h às 18h, na sala de dança do Teatro Arthur Azevedo. A oficina que trata do espetáculo é ministrada pelos integrantes do Grupo Z e utiliza o treinamento corporal que gerou o espetáculo Insone. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas gratuitamente na sala de técnicos do Sesc Deodoro.

 

Durante a oficina será trabalhada as peculiaridades de cada corpo, observando as possibilidades expressivas e criativas de cada um, realizando exercícios de criação a partir de textos curtos, dramatúrgicos ou não.



Pensamento Giratório

 

Além das oficinas realizadas durante esses 16 anos de itinerancia pelo Brasil o Festival Palco Giratório traz outra atividade complementar, o Pensamento Giratório. É um espaço para reflexão e discussão aberto ao público com participação de um grupo do Festival e de um convidado especial. Nessa edição, baseada no espetáculo Insone, o titulo do pensamento é: Um intérprete híbrido que será realizado no dia 3 de junho, às 19h, no Casarão Ângelus Novus, localizado no Beco Catarina Mina, na Praia Grande.


Mais informações sobre as atividades do Palco Giratório podem ser obtidas pelo número: 98 3216 3853.