Realizado na cidade de Maringá, a partir de 1978 o evento passa a ser promovido anualmente e intitulado Femucic, fazendo jus ao nome da cidade conhecida como cidade canção. Espelhado em um formato apresentado pelas redes televisivas de comunicação, o então Festival de Música Cidade Canção, em 1993, deixa de ser competitivo e transforma-se em Mostra de Música Cidade Canção, possibilitando a apresentação de um amplo panorama da música brasileira, proporcionando um grande intercâmbio cultural e artístico.
Caminhando para trinta e cinco anos de realização o FEMUCIC consolida-se como uma mostra de música realizada para a produção e difusão da música brasileira. Através do Femucic é possível reunir músicos de todo o Brasil em um único local, com a maior diversidade de linguagens, conceitos, gêneros e estilos. O intercâmbio cultural atinge uma média de 25 estados e compreende todas as regiões do Brasil, integrando municípios do interior do estado paranaense em um projeto musical de âmbito nacional.
Com as 34 edições ja realizadas, o Femucic ultrapassou 400 músicas gravadas e mais de 43 mil cópias distribuídas por todo país, com 04 LP’s, 17 Cds e 04 DVDs produzidos, um verdadeiro painel significativo da produção musical do Brasil. A Mostra conjuga também, através do Centro de Difusões Musicais – CDM – do Sesc Maringá, atividades paralelas como: descentralização das apresentações musicais e realizações sistemáticas de oficinas e palestras, o que contribui significativamente para a ampliação do nível sócio-educacional, cultural e musical da comunidade.
Por finalidade a Mostra de Música Cidade Canção desenvolve um trabalho de formação de plateias, bem como um processo de criação, produção e socialização da informação musical qualificada. E por outro ângulo, oferece ainda oportunidade de formação e reciclagem profissional para músicos e artistas, além de contribuir mercadologicamente para profissionais da área musical e do ramo de áudio e iluminação.
TRANSMISSÃO AO VIVO
O site da Rede Globo, RPCTV, vai transmitir todas as noites as noites do Femucic, ao vivo. É isso mesmo! Até quem está longe vai poder conferir as novidades da nossa música, com artistas de 24 estados do Brasil.
As transmissões das quatro noites de Festival começam sempre às 20h30. É só ficar ligado para não perder nada do que acontece no palco que já revelou talentos da música nacional como Ellen Oléria, a grande vencedora da primeira edição do The Voice Brasil.
Fique ligado no site da RPC TV e curta o Femucic com a gente!
Data: 22 a 25 de maio
Transmissão ao vivo: 20h30 – no site da RPC TV
Local: Teatro Calil Haddad – Maringá
Mais informações: www.sescpr.com.br/femucic