O Serviço Social do Comércio do Maranhão se prepara para mais um ano promover uma das maiores competições em prol do incentivo a prática de atividade física regular: o Dia do Desafio. O evento promovido em parceria com as Prefeituras reúne cidades do continente Americano, na última quarta-feira do mês de maio, para uma competição amigável para mobilizar o maior número de cidadãos.
Em 2013, os municípios maranhenses de Caxias, Itapecuru e Paço do Lumiar participam da mobilização contra as cidades de Colón (Panamá), Valença, na Bahia e La Guardia, em Santa Cruz (Bolívia), respectivamente.
A disputa entre as cidades vai colocar frente a frente cidades como Caxias, campeã de 2012 com 48% da população mobilizada, um quantitativo de 74.493 participantes. Ela vai competir com Colón (Panamá), que ano passado só mobilizou 12% dos cidadãos ou 25.218 pessoas.
A meta é que a cidade realize 68 mil atendimentos, ou 43.83% da população, aproximadamente 155.129 habitantes. As atividades acontecem na Praça do Pantheon, na Praça da Catedral, em academias, escolas, centros de convivência e ginásios esportivos. As participações são registradas no local do evento e por meio das ligações para o Sesc Caxias.
O município de Itapecuru, que este ano completa sua 7ª edição, desafia a iniciante Valença, cidade baiana e tenta superar os números do ano passado que foram apenas 30% — 18.420 participantes.
Para ultrapassar os números do ano passado, o Sesc Itapecuru vai iniciar a mobilização às 5h30 com alongamento e ginástica laboral com os agentes de limpeza pública em frente à Igreja Matriz. Ao longo do dia, as atividades acontecem em vários pontos da cidade como a Praça Gomes de Sousa, na Praça da Cruz, no CRAS, em escolas da rede pública e particular, no Estádio Municipal Rodolfão e na unidade do Sesc Itapecuru.
De volta à disputa, Paço do Lumiar vai competir contra La Guardia, cidade de Santa Cruz, na Bolívia, que há dois anos não participa do projeto. Ambas vão tentar mobilizar seus moradores no próximo dia 29. A última vez que a cidade maranhense competiu foi em 2011, movimentando 76% da população, 79.518 participantes enquanto a cidade boliviana em 2009 só conseguiu 3%.
A meta estabelecida para Paço do Lumiar é de 70 mil atendimentos ou 66% da população, aproximadamente 105.121 habitantes, um valor que deve superar os índices da adversária La Guardia, cidade de Santa Cruz, na Bolívia, que há dois anos não participa do projeto. A última vez que a cidade maranhense competiu foi em 2011, movimentando 76% da população, 79.518 participantes enquanto a cidade boliviana em 2009 só conseguiu 3%.
Em Paço do Lumiar as atividades acontecem na sede a partir das 8 horas, no Ginásio Ciricão, Maiobão e entorno na Avenida 9; em frente a sede dos Correios; no Zumbi dos Palmares, na Associação de Moradores e Pindoba, na Arena de Beach Soccer.
No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.
Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades em cada cidade recebem o Certificado de Participação.
De 2013 a 2016 esta ação fará parte da campanha MOVE Brasil, que objetiva ampliar o número de participantes de esportes e atividades físicas no país até o ano 2016, ano de realização dos Jogos Olímpicos no Rio de janeiro.