Sesc Instrumental apresenta a riqueza cultural maranhense

08/05/2013 às 00:00 por Viviane Franco

A música instrumental maranhense contemporânea terá lugar garantido no Sesc Instrumental durante o mês de maio. O projeto reúne à riqueza da diversidade da música instrumental todas as terças-feiras na sala de dança da unidade Deodoro, das 12h às 13h30. Quem abre a programação do mês de maio, é o Trio Farinha D’Água, com apresentação nesta terça-feira, 7, e dia 14 de maio. Já nos dias 21 e 28, quem comanda o espetáculo é o Trio Sonharó.

 

O Sesc Instrumental é um projeto que busca sensibilizar comerciários e frequentadores do Sesc Deodoro para a música instrumental nacional e maranhense. “Por esse projeto mostramos como é possível oferecer atividades culturais de qualidade à população. Por isso, é uma iniciativa importante do Sesc para uma região sem grandes investimentos”, comenta o Assessor Técnico em Música, Victor Castro.

 

Trio Farinha D´Água

 

O Trio Farinha D´Água é formado pelos músicos Mauro Sérgio no contrabaixo, Marcones Pinto na guitarra e Ronald Nascimento na bateria. O trio surgiu devido à afinidade dos músicos com os elementos da música maranhense, assim como da dedicação e forte admiração pelos ritmos da música brasileira, como a bossa nova, o choro, além dos ritmos típicos do nordeste, especialmente os genuinamente maranhenses, dentre os quais, destacam-se o bumba-meu boi, maxixe e tambor de criola. Daí também se explica o nome “Farinha D´Água”, devido à proximidade com a cultural local.

 

Trio Sonharó

 

O Trio Sonharó é composto pelos músicos João Paulo no contrabaixo, Jesiel Bives nos teclados e Moisés Mota na bateria. O nome do trio faz referencia a música “Sonharó” do cantor e compositor maranhense João do Vale. Com o objetivo de divulgar a música maranhense a todas as classes sociais, o trio pretende realizar um trabalho instrumental de qualidade, tocando o melhor dos ritmos tradicionais e populares do Maranhão.

 

O trios que se apresentam em maio no Sesc Instrumental vão proporcionar ao público um verdadeiro passeio pela música brasileira, além de mostrar que é possível a miscigenação desses ritmos musicais.

 

Reúna a família e almoce ao som de música de qualidade. Com o Sesc Instrumental, o horário de almoço é preenchido com uma seleção especial até às 13h30. Para o mês de maio as apresentações acontecem todas as terças, na sala de dança, das 12h às 13h30, na unidade do Sesc Deodoro.