Sesc apresenta Projeto Som Poente com Luan Azoubel nesta sexta-feira

24/04/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Promover o encontro entre artistas das mais diversas vertentes musicais e público é o objetivo que norteia a programação musical do Sesc em 2013 e a partir desta sexta-feira, 26 de abril até o mês de novembro, os apaixonados pela música poderão apreciar mensalmente na área de Vivência do Sesc Deodoro, toda a musicalidade do Projeto Som Poente. A abertura ficará a cargo do cantor e compositor maranhense Luan Azoubel, que se apresenta nesta sexta-feira às 19 horas. 


O Projeto Som Poente pretende difundir os gêneros rock, pop, reggae, jazz e blues por meio de apresentações mensais com artistas maranhenses que desenvolvam trabalhos autorais, as chamadas “bandas de garagem”, com enfoque na variedade de estilos, estimulando a formação de plateia e a valorização da musicalidade e do talento maranhense.


Luan Azoubel


O artista se apresentou pela primeira vez em 2009, em um show beneficente realizado pela Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ) e desde então já participou de vários eventos, festivais e mostras de músicas. Em breve Luan estará lançando seu primeiro Álbum, com todas as músicas de sua autoria, um grande incentivo para o cenário musical do Estado.


Dentre os festivais em que Luan se apresentou pode-se destacar a II Mostra de Música Sesc “Onde Canta o Sabiá”, realizada em outubro de 2012, o Festival de Música de Pinheiro (FESMAP) e o projeto “São Luís 400 anos – Cantos e Encantos”, em que interpretou a canção “Dia de São João", ao lado de seu pai Ricardo Azoubel, que também é advogado trabalhista com participação de Edvânia Kátia, assessora de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA).


Som Poente


O Projeto nasceu na perspectiva de apresentar ao público a variedade musical produzida no Maranhão uma vez que, desde o aparecimento e da difusão pelo mundo de gêneros como o rock, pop, blues, reggae, dentre outros, cada vez mais jovens pertencentes as mais diversas classes sociais têm se reunido para formar as chamadas “banda de garagem”. No Maranhão já existe uma tradição de bandas que produzem música autoral, São Luís é conhecida inclusive com a Jamaica Brasileira, devido à propagação do reggae, principalmente nas últimas décadas.


A proposta do Som Poente é justamente a difusão dos gêneros musicais, aproximando músicos, produtores e o público em geral, visando à troca de experiências oportunizando a promoção e a revelação de talentos por meio da música.

 

Bandas de Garagem


É o nome dado usualmente a grupos de músicos que estão iniciando a carreira musical, frequentemente é constituída por adolescentes ou adultos jovens. O termo deriva do fato que os músicos geralmente ensaiam em locais "alternativos" de suas próprias residências, como quartos e garagens.


Algumas pessoas formam as chamadas bandas de garagem por várias razões, algumas não querem seguir uma carreira na música tocam simplesmente por diversão ou para passar algum tempo com os amigos. Não obstante, muitas bandas famosas, como o Metallica, começaram como bandas de garagem e se orgulham de sua origem, chegando mesmo a lançar álbuns intitulados: Garage Days Re-Revisited e Garage Inc.