Bibliotecas Sesc

As Bibliotecas do Sesc são espaços de leitura e convivência destinados ao fomento e a disseminação da informação, educação e cultura, exercendo um preponderante papel no desenvolvimento da missão da instituição.

Nas Bibliotecas Rosa Castro em São Luís, Arnaldo Ferreira em Caxias e Biblioteca Sesc Ler em Itapecuru-Mirim  os maranhenses têm a oportunidade de consultar e fazer empréstimos de revistas, jornais e numerosas obras das literaturas brasileira e estrangeira, infanto-juvenis e técnicos para consultas e empréstimos domiciliares. Além disso, dispõem de serviço de internet em terminais de computadores.

Importante pilar na formação educacional da criança, o Sesc trabalha de forma lúdica e dinâmica a leitura desde a primeira infância. Algumas unidades contam com espaços infanto-juvenis que dispõem de um rico acervo de livros e uma ambientação aconchegante onde aprendem desde cedo o prazer e a importância de ler.

O Sesc, desde a sua fundação, tem desenvolvido um conjunto de ações e projetos que propagam o saber e incentivam comerciários, dependentes e a sociedade em geral a se tornarem ávidos leitores. Dentre as iniciativas estão: implantação de minibibliotecas em escolas e empresas, feira de livros infantis, rodas de conversas, lançamentos de livros, exposições temáticas, escambos de livros e a formação de clubes de leitura.

A instituição acompanhou a evolução tecnológica de difusão do conhecimento através, disponibilizando informação, conhecimento e lazer, além de oportunizar aos usuários espaços físicos adequados à promoção e vivência cultural, voltados ao conhecimento crítico que permite o indivíduo se desenvolver intelectual, social e culturalmente.

O acesso às bibliotecas é inteiramente gratuito.

 

Ao todo dispomos de  quatro bibliotecas fixas, localizadas nas unidades da capital e do interior e duas  Bibliotecas Móveis (BiblioSesc) que fazem itinerância por bairros da Grande São Luís.

Biblioteca Rosa Castro e Espaço Infantil – Sesc Centro
Biblioteca Sesc Ler
Biblioteca Arnaldo Ferreira
Biblioteca Técnica
BiblioSesc

Agora você está a um clique dos acervos das Bibliotecas do Sesc. A consulta on-line de cada espaço de leitura do Sesc Maranhão é simples e permite renovar títulos locados e realizar novos empréstimos, consultar periódicos e publicações, além de apresentar o sistema “vocabulário” que permite localizar as obras por meio de assuntos ou termos vinculados à pesquisa, tornando a busca mais eficiente.

Biblioteca Rosa Castro – Acervo Adulto
Biblioteca Rosa Castro – Acervo Infantil
Biblioteca Sesc Ler
Biblioteca Arnaldo Ferreira – Acervo Adulto
Biblioteca Arnaldo Ferreira – Acervo Infantil
Biblioteca Técnica

  • 1953 – Início do funcionamento da primeira Biblioteca do Sesc no Maranhão, sendo a mais antiga da Rede Sesc no Brasil. Inicialmente intitulada Visconde de Cayrú,  em 1996 foi rebatizada de Biblioteca Rosa Castro, após a mudança para o prédio onde funcionava a escola da educadora de mesmo nome.

  • 1957 a 1988 – A Biblioteca Arnaldo Ferreira funcionou em diferentes espaços, sendo reaberta em 1994 com a inauguração da sede própria do Sesc em Caxias.

  • 2003 – A Biblioteca Sesc Ler inicia suas atividades em Itapecuru-Mirim com a inauguração da Unidade.

  • 2007 – Inaugurada a primeira Unidade Móvel (BiblioSesc 1) na I Feira do Livro de São Luís, mas somente em 2008 ocorreu o início do atendimento itinerante nos seguintes bairros: Quebra Pote, Vila Cascavel, Maracanã, Itapera, Vila Maranhão, Estiva, Tibiri, Tajaçoaba, Santa Bárbara e São Raimundo.

  • 2010 – Inaugurada a segunda Unidade Móvel (BiblioSesc 2), que contemplou as seguintes comunidades: Vila Embratel, Vila Ariri, Maioba, Mocajutuba, Divinéia, Raposa, Cidade Operária e Novo Cohatrac.

  • 2018 – A Biblioteca Técnica inicia suas atividades com a inauguração da Sede Administrativa da Fecomércio/Sesc/Senac.

Depoimento do jornalista Adriano Martins