Biblioteca Rosa Castro

A Biblioteca Rosa Castro possui papel preponderante na estrutura administrativa do Sesc, como um elemento integrante no desenvolvimento da missão da instituição. Com a responsabilidade de realizar ações educacionais, a biblioteca chega a receber uma média mensal de 4 mil pessoas e 1.500 empréstimos.

A biblioteca começou a funcionar em 1953, quando o Serviço Social do Comércio ainda possuía o caráter de departamento regional. A inauguração do Sesc Administração em 1996, no centro da cidade, localizado no prédio onde funcionava a tradicional escola Rosa Castro, abriu espaço para a transferência da biblioteca que foi reinaugurada com o nome de Rosa Castro, em homenagem à educadora.

A partir dos serviços oferecidos, são disponibilizados à comunidade livros, revistas, jornais, um variado acervo das literaturas brasileira e mundial, além de livros infanto-juvenis e técnicos para pesquisas e consultas. O acervo da Rosa Castro disponibiliza a obra completa de Sigmund Freud, de Monteiro Lobato, Josué Montello, entre outros grandes nomes da literatura. Conta com um acervo de mais de dez mil títulos, entre livros técnicos, didáticos, infantis, revistas, jornais e CD Rom. Os projetos “Biblioteca Circulante” e o “Aprendendo a Pesquisar” também ganham destaque como ações educacionais com a comunidade.

A Biblioteca Rosa Castro conta com um espaço especial para as crianças, a biblioteca infantil, com um rico acervo de livros infantis e uma decoração própria para incentivar a iniciação à leitura dos pequeninos.

Os projetos e ações de leitura desenvolvidos pelo Sesc envolvem desde crianças da Educação Infantil, passando pelos níveis fundamental, médio, universitário, comunidade em geral e até a terceira idade. Com eles, são realizados trabalhos dos gêneros da literatura infantil, poesias, contos, crônicas e romances.

Ao longo de sua trajetória da Biblioteca, o Sesc vem trabalhando em diversos projetos sempre com vistas ao incentivo à prática da leitura e à pesquisa. Entre os projetos destacamos:

Biblioteca Fixa
Oferece aos visitantes um rico acervo, entre livros didáticos, obras de referência (almanaques, dicionários, enciclopédias, guias etc.), periódicos (jornais e revistas locais e nacionais), além de pesquisa na Internet.

Feira do Livro de São Luís
Há mais de 30 anos, o Sesc vinha realizando a Feira do Livro Infantil e,  desde 2007, passou a ser co-realizador da Feira do Livro de São Luís, que tem como objetivo divulgar o livro como fonte de aprendizagem, descoberta e entretenimento. O Sesc é o responsável por toda a programação infantil. A cada ano, a feira ganha uma temática, em que são trabalhados desde a ornamentação, passando pela encenação, palestras, oficinas, contos e histórias infantis.

Biblioteca Circulante
Desenvolvido durante todo o ano, o projeto leva gratuitamente até lojas e empresas ligadas ao comércio de São Luís, idosos do grupo do Sesc e escolas da Grande Ilha um acervo variado de livros que permitirá a esse público  ampliar seu conhecimento e passar horas agradáveis na companhia de um bom livro. A biblioteca circulante permanece por 3 meses em cada espaço, podendo ser renovada por mais 3 meses.

BiblioSesc
É uma biblioteca móvel do Sesc que leva a diversos bairros de São Luís e interior diversos títulos da literatura brasileira. Instalada em um caminhão baú e equipada com prateleiras , onde permanecem expostos cerca de 3.500 livros a disposição da população, a biblioteca móvel disponibiliza o acervo para empréstimo e consulta familiar após preenchimento de um cadastro. A cada quinze dias, a unidade retorna ao bairro, cadastrando novos leitores e recolhendo os livros emprestados anteriormente.

Endereço: Av. Gomes de Castro,132 – Centro.
Telefone: (98) 3216-3831 | Fax: (98) 3216-3804
E-mail: sesc@ma.sesc.com.br
Horário de funcionamento da Biblioteca Rosa Castro:
8h30 às 17h (de segunda a sexta-feira)