A fotografia é uma arte que não tem limites. Com criatividade, é possível realizar belos registros utilizando até mesmo recursos não convencionais. A técnica de produção de fotografias com câmeras artesanais construída com materiais simples e de poucos elementos será ensinada pela jornalista, professora e especialista em artes visuais Ângela Gonzales no Curso “Pinhole: Fotografia Artesanal” oferecido pelo Sesc, de 4 a 9 de março, a partir das 18h, na Galeria de Arte do Sesc Administração.
O curso é gratuito. Para participar, o interessado pode se inscrever de 25 de fevereiro até o dia 1º de março por meio do telefone: (98) 3216-3830 ou pelo e-mail: galeriadeartesescma@gmail.com. São disponibilizadas 20 vagas.
O objetivo da oficina é despertar o interesse pela fotografia a partir da confecção de câmeras fotográficas artesanais produzidas com caixas de fósforo e filme fotográfico.
Sobre a técnica
A fotografia pinhole, que deriva do inglês, significa buraco da agulha. Ela consiste em uma técnica fotográfica artesanal, capaz de criar imagens com o mínimo de recurso possível.
Para a produção das fotos são utilizados basicamente: um compartimento estanque à luz, um pequeno orifício (pinhole) e um material fotossensível, que pode ser um rolo de filme, um papel sensível ou até mesmo um sensor digital. Com esses elementos, as possibilidades fotográficas são ilimitadas.