Crianças e jovens ludovicenses de 7 a 16 anos interessados em praticar as modalidades futsal, voleibol, basquetebol e esporte coletivo (educação psicomotora) podem se inscrever no processo seletivo de Iniciação Esportiva do Sesc para vagas sobressalentes, no período de 4 a 8 de março, no Núcleo de Lazer/ Setor de Esporte do Sesc Deodoro. As vagas são destinadas aos dependentes de comerciários e estudantes matriculados na rede pública cuja renda familiar mensal não ultrapasse o valor de três salários mínimos nacionais (R$2.034,00). A divulgação do resultado está prevista para o dia 13 de março.
Com turmas para ambos os sexos, o futsal é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, voleibol 12 a 16 anos, o basquetebol de12 a 14 anos e esporte coletivo 7 a 9 anos. Para concorrer a uma vaga, o responsável legal do candidato e titular da carteira do Sesc deve apresentar os originais dos seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento da criança, CPF e RG do responsável legal, comprovante de escolaridade ou declaração escolar da criança, carteiras do Sesc (titular e dependente), comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias) e documento que comprove deficiência física ou mental, quando for o caso.
As modalidades esportivas do Sesc integram o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que propicia a dependentes de comerciários e estudantes da rede pública com renda familiar de até três salários mínimos nacionais a participação em atividades físicas, recreativas e educativas promovidas pela instituição. O candidato à seleção de Iniciação Esportiva do Sesc Deodoro pode se inscrever em apenas uma modalidade disponibilizada. O futsal apresenta quatorze vagas, voleibol disponibiliza apenas uma, basquetebol cinco e o esporte coletivo (educação psicomotora) oferece trinta e cinco vagas. Confira o edital aqui.
Esporte Coletivo no Sesc
O esporte coletivo, também conhecido como educação psicomotora, proporciona o desenvolvimento integral da criança por meio da prática de esportes de quadra: voleibol, basquetebol e futsal. Além de desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e as habilidades físico-esportivas, a atividade também estimula a socialização e a afetividade.