Sesc Caxias realiza Seminário de Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva

21/11/2012 às 00:00 por Viviane Franco

Além de prazeroso, o sexo produz efeitos positivos para o corpo e para a mente. A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) dá destaque ao tema, colocando a atividade sexual como um dos índices que medem o nível de qualidade de vida. Entretanto, o alto índice de gravidez não planejada, DST e casos de impotência despertam para a necessidade de mais informação sobre o tema sexualidade. É por isso que o Sesc realiza o Seminário de Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva, no dia 15 de novembro, na unidade Caxias.

 

Saúde sexual e reprodutiva significa que os indivíduos devem ter uma vida sexual prazerosa e segura, porém com informações sobre a sexualidade e prevenção de DST/AIDS e a liberdade para decidirem se querem ter filhos e quando irão tê-los, utilizando os métodos contraceptivos.

 

O tema diz respeito ainda ao combate à violência sexual baseada em questões de gênero, luta contra o aborto não seguro, promoção de direitos para quem vai ser pai, ou vai ser mãe, dos cuidados de saúde perinatais, prevenção da gravidez indesejada, direito a ser respeitado na sua identidade sexual e promoção de uma sexualidade saudável e responsável.

 

Segundo Rosilane Ponte, técnica em saúde do Sesc Caxias, a temática é importante tanto para homens como para mulheres. Ninguém, de nenhuma idade, pode descuidar. Senão, o que era para ser sinônimo de uma grande alegria, acaba trazendo muita dor-de-cabeça.

 

“O seminário é uma forma de oportunizar o acesso a informações e a problematização de conteúdos na área de saúde sexual e reprodutiva, contribuindo para a promoção do bem estar geral dos indivíduos e para uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.

 

Todos precisam estar sempre atentos a saúde sexual. Para participar é preciso se inscrever no dia 29 de novembro, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, no Sesc Caxias. As inscrições são gratuitas. Informações pelo número (99) 3521-3862.