Para promover a arte cênica, estimular a formação de plateia e incentivar o consumo da cultura, o Sesc apresenta ao público maranhense a comédia “O amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas”. A apresentação promete encantar o público, nesta sexta-feira (26), às 20h, no Teatro João do Vale.
A peça teatral é inspirada no folhetim “A emparedada da Rua Nova”, do escritor pernambucano Carneiro Vilela (1946-1913) que conta a lenda de uma moça que teria engravidado do namorado e foi emparedada viva pelo próprio pai para preservar a honra da família. A história se passa no final do século XIX, em Recife.
A adaptação do folhetim chega ao palco do Teatro João do Vale como "O Amor de Clotilde Por um certo Leandro Dantas", com a Trupe Ensaia Aqui e Acolá, de Pernambuco, que trouxe elementos que renderiam um melodrama de circo ganham delicioso contorno paródico, por meio do contraste entre um gênero sério e seu tratamento em chave cômica.
Referências à cultura pop dão o sabor desta comédia que resgata o conto do imaginário popular para fazê-lo reviver de maneira crítica e bem humorada. A peça tem a duração de 90 minutos e classificação 12 anos.
O Amor de Clotilde Por um certo Leandro Dantas recebeu o Prêmio Myrian Muniz (2008) e os prêmios de melhor espetáculo pela crítica e pelo público, concedidos pelo 17° Janeiro de Grandes Espetáculos (2011). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do espetáculo, uma hora antes da apresentação.
O Palco Giratório é um projeto do SESC nacional, que promove apresentações itinerantes como forma de difundir a dramaturgia e incentivar o intercâmbio de informações entre os grupos participantes, por meio da formação de platéias e realização de oficinas, palestras e conversas com o público, que ampliam o conhecimento sobre o processo de criação no universo das artes cênicas.