Índices de aprovação reafirmam qualidade do SOS Vestibular do Sesc

23/10/2012 às 00:00 por Viviane Franco

A educação é uma das prioridades do trabalho do Sesc, que prestes a completar 65 anos no Maranhão vem contribuindo com a formação de crianças, jovens e adultos. E esse trabalho vem dando bons frutos, é o que demonstra o curso preparatório SOS Vestibular, que tem oportunizado a realização do sonho de muitos jovens maranhenses ao longo de 22 anos de atuação no Maranhão. 

 

Para os novos universitários, o curso teve um papel determinante para o êxito nos exames. Um exemplo da excelência desse trabalho é o universitário Lourdivaldo Marinho, (21 anos) que participou do preparatório pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), se dedicou e foi aprovado para o curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2010.


De acordo com Lourdivaldo, os professores do SOS estão sempre atualizados, abordando temas do vestibular. Outro ponto que chamou a atenção do aluno foi o curso atender a todos os públicos, desde o comerciário, até pessoas da terceira idade – “escolhi o SOS Vestibular pela estrutura e o suporte fornecido pela instituição, além do corpo docente oriundos das melhores instituições de Ensino de São Luís” – afirma.


Depois de um ano de dedicação, estudo e foco nas aulas na universidade, Lourdivaldo decidiu alçar novos voos e passou a fazer parte de projetos de iniciação científica na UFMA. Com determinação, garra e muita vontade de vencer, Lourdivaldo concorreu e obteve uma bolsa de graduação continuada no Programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal.


O universitário embarcou na última segunda-feira, (22) para Portugal, onde conhecerá sua nova instituição de ensino, a Universidade de Coimbra, na qual concluirá sua graduação em Ciências Biológicas, além dos três meses de estágio que também foram garantidos com a obtenção da bolsa.


Segundo Lourdivaldo as aulas oferecidas no SOS Vestibular do Sesc foram indispensáveis para sua aprovação no vestibular e serviram de base para que seu sonho fosse realizado. Após essa experiência internacional o universitário pretende voltar ao Maranhão e continuar se dedicando aos estudos – “Meu objetivo é pegar toda a bagagem adquirida no exterior e continuar os estudos, o próximo passo é um mestrado ou doutorado na França, uma vez que possuo fluência na língua” – afirma.


O SOS Vestibular também foi determinante na vida de Tarsila Moreira, (20 anos), a universitária participou em 2010 do curso preparatório e após participar do Exame Nacional do Ensino Médio, (ENEM), alcançou a tão sonhada bolsa no curso de Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Maranhão.


Tarsila também decidiu romper as fronteiras do conhecimento e participou de uma seleção pelo Projeto BRAFITEC, que é uma cooperação bilateral entre o Brasil e a França por meio de parcerias universitárias nas especialidades das engenharias, favorecendo o intercâmbio de estudantes.


A universitária vive há dois meses em Marselha uma das cidades mais importantes da França, tem se dedicado à engenharia e afirma que o SOS foi de suma importância para seu sucesso acadêmico – “o SOS ajudou a agregar conhecimento, de forma que eu consegui passar no vestibular, acredito que todo estudo é importante em nossa formação profissional e social, certamente o preparatório me ajudou muito” – relata.


S.O.S Vestibular


O SOS Vestibular surgiu em 1990, para atender uma demanda de comerciários que haviam concluído o Ensino Médio e aspiravam continuar os estudos, entretanto precisavam de um reforço. O curso atende preferencialmente a comerciários e dependentes, estendendo-se às pessoas da comunidade.


O curso possui um corpo docente com professores capacitados e disciplinas iguais as existentes em outros cursinhos preparatórios (com aulas de Física, Matemática, Química, Geografia, História, Biologia, Espanhol, Português, Artes, Filosofia e Sociologia). O preço é bastante acessível, o que o diferencia de outros cursinhos espalhados pela cidade.


Além disso, desde 2009, o Sesc deu início ao Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). Através do qual, a instituição cumpre a determinação do Governo Federal, que até 2014, um terço da receita líquida deva ser aplicada em educação básica e continuada e em ações educacionais.


O SOS Vestibular do Sesc prepara estudantes através de um método diferenciado, que utiliza não só aulas expositivas diárias, como também recursos didáticos e audiovisuais elaborados especificamente para os vestibulandos.


De acordo com a coordenadora do SOS Vestibular Sâmia Costa, a expectativa para as aprovações em 2012 são grandes, tendo em vista o conjunto de atividades que são realizadas em prol do sucesso dos alunos – “Trabalhamos não só com foco na aprovação desses jovens, mas também buscamos orientar quanto à questão da vocação profissional, sendo esse um dos nossos diferenciais” – ressalta.


Confira no infográfico a relação de alunos participantes do SOS aprovados na UEMA e ENEM em 2011: