Companhia da Vovó Beth anima as crianças da Divinéia

11/10/2012 às 00:00 por Viviane Franco

No dia dedicado especialmente às crianças, nada melhor que promover uma série de brincadeiras que estimulam a criatividade e a integração. Pensando nisso, o Sesc realiza neste sábado (13), uma programação especial para as crianças da comunidade da Divinéia, com a apresentação do musical com a Companhia da Vovó Beth, a partir das 10h, na Escola Comunitária Orlando Araújo.

 

O Musicar é um projeto promovido pelo SESC, que desde 2011, atende crianças e adolescentes da Divinéia. Neste sábado, a comunidade será contemplada com o Show “Passeando na casa da Vovó Beth”, um espetáculo que conta a história de Vovó Beth que recebe em sua casa a doce netinha Helôzinha e o animado Tio João para momentos de muita diversão, música, dança e aprendizado.

 

Como na casa da vovó, tudo pode, a Vovó Beth convida todas as crianças a adentrar o recinto e divertir-se, cantar, brincar e também aprender lições importantes. A apresentação conta com bailarinas e bonecos de fantoche.

 

“A brincadeira tem o caráter pedagógico e dessa forma aproveitamos esses momentos de diversão e descontração para estimular o aprendizado das crianças”, explicou João Soeiro, integrante do grupo.

 

Por meio do Musicar, as crianças e adolescentes do bairro, têm a oportunidade de participar de cursos que despertam a criatividade musical com violão, canto coral, flauta doce, percussão e cavaquinho. “O Musicar vai além de uma oficina de instrumento, ele contribui para a ampliação cultural de crianças e adolescentes através do estudo da música e o desenvolvimento de habilidades artísticas e socioculturais, uma oportunidade em que todos participam ativamente do processo, seja como ouvintes, intérpretes, compositores ou improvisadores” explicou o técnico.

 

O Musicar é uma iniciativa do Sesc Maranhão, em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, o Projeto teve início no dia 25 de novembro de 2006, no bairro Maiobão. Nessa época, crianças e jovens participaram de cursos de flauta doce, violão, percussão e canto coral. O trabalho fez tanto sucesso na comunidade que o SESC estimulou a formação de uma orquestra de choro, com a inclusão de mais cursos de instrumentos musicais, como cavaquinho e bandolim.