O dia primeiro de outubro foi instituído Dia Mundial do Idoso pela Organização Mundial da Saúde em 2003. Para festejar essa data especial, o Sesc em parceria com o Centro de Atenção Integral a Saúde do Idoso (CAISI) promove um dia de ações de saúde que envolve música e lazer. O evento acontece no CAISI, no Filipinho, das 14h30 às 18h e a programação é gratuita e aberta a toda a comunidade.
Faz parte da programação, a apresentação da banda “Retratos e Canções” e do coral “Vozes do Tempo”, formado por integrantes do Trabalho Social com Idoso (TSI) do Sesc, juntamente com atividades que beneficiam a saúde do idoso, como aulão de dança, alongamento, técnicas de relaxamento. Serão disponibilizados também, atendimento com fisioterapeutas, verificação de pressão arterial e testes de glicemia.
A banda “Retratos e Canções” é um projeto do Sesc, que devolve a autoestima, melhora a expectativa de vida dos idosos por meio da realização de aula de iniciação musical, conforme explica a coordenadora de trabalhos com a terceira idade do Sesc Deodoro, Adalgisa Drummond, “o idoso não aprende apenas a tocar um instrumento, mas trabalha concentração, memorização, criatividade e psicomotricidade, ou seja, o idoso é trabalhado na sua integridade”, garantiu.
Os idosos são hoje 14,5 milhões de pessoas, 8,6% da população total brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no Censo 2000. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%, em 1991, ele correspondia a 7,3% da população. Esse número crescente merece um tratamento especial e além de celebrar a data, a programação lembra a importância da luta por melhores políticas públicas para a pessoa idosa. O Sesc é uma instituição compromissada com a qualidade de vida da pessoa na terceira idade e hoje uma referência nesse sentido, na promoção de atividades de integração e socialização.