Sesc celebra 72 anos promovendo o social

13/09/2018 às 12:34 por Lideney Ferreira

Instituição está presente em todo o país reunindo aproximadamente 6 milhões de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e público em geral matriculados, que usufruem dos serviços oferecidos nas 587 unidades fixas e 151 unidades

Pioneirismo, inclusão, oportunidade e transformação. Ao longo de mais de sete décadas, o Sesc percorreu um longo caminho, abriu fronteiras, cresceu, consolidou-se e continua em constante aperfeiçoamento. E em seu aniversário de 72 anos no Brasil, comemorado neste dia 13 de setembro, a instituição que integra o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac celebra o trabalho realizado pelo empresariado do comércio e mantém-se firme nos objetivos aos quais foi criada: o de promover o bem estar social e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares.

Hoje, o Sesc está presente em todos os estados brasileiros, reunindo aproximadamente 6 milhões de matriculados que usufruem dos serviços oferecidos nas 587 unidades fixas e 151 unidades móveis em todo o país. Desse total de associados, mais de 4 milhões são trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e dependentes, atendidos pelo trabalho multifacetado que contempla as áreas de saúde, cultura, educação, assistência e lazer.

Desde a elaboração da Carta da Paz Social, em 1945, a instituição configura-se como uma entidade de prestação de serviços de caráter socioeducativo, com a realização de projetos regionais e nacionais como o Palco Giratório, o Sonora Brasil, o Prêmio Sesc de Literatura, que promovem a inclusão de milhares de pessoas no universo das artes cênicas, visuais, audiovisual, dança, música e literatura nos mais variados espaços; e o Mesa Brasil Sesc, que incentiva o combate ao desperdício, ensinando a consumir de forma integral e com segurança os alimentos.

Esse programa, em especial, é uma ampliação do trabalho social do Sesc, pois contribui para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Baseado em ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, por ano o Mesa Brasil distribui 40 milhões de quilos de alimentos que beneficiam diariamente 1,6 milhão de pessoas em todo o país.

Na educação, em que são atendidos crianças, adolescentes e adultos, o destaque é para as 213 escolas de ensino básico e também para a Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM), unidade-residência, inteiramente gratuita, que atende a alunos entre 13 e 18 anos com projeto pedagógico inovador, baseado na formação da cidadania e na articulação da área acadêmica com a educação profissional.

Na saúde, além da orientação preventiva, visando disseminar práticas que elevem a qualidade de vida, a clientela também tem acesso a uma alimentação balanceada a preço acessível nos 155 restaurantes e 383 lanchonetes, distribuídos pelo Brasil. Também conta com assistência médica e odontológica, a partir da oferta de consultas, exames e tratamento em 159 consultórios médicos e 246 clínicas odontológicas, entre unidades fixas e móveis.

Além disso, o Sesc dispõe de serviços de lazer, por meio dos 49 hotéis espalhados pelo país, dos pacotes turísticos nacionais e internacionais e modalidades esportivas e recreativas, visando a satisfação, equilíbrio e qualidade de vida de seus clientes.

Inserido nesse contexto de comemoração, o Sesc no Maranhão tem importante contribuição para os resultados da instituição em todo o território brasileiro, reafirmando seu compromisso por uma sociedade mais justa e igualitária.