Inscrições abertas para o III Congresso de Educação Sesc/Senac-MA

14/08/2026 às 17:09 por Amanda Machado

Com o tema “Humanos em tempos de algoritmos”, o evento traz a São Luís o escritor e palestrante Gabriel Chalita para a conferência magna, além da futurista Lígia Zotini.

Estão oficialmente abertas as inscrições para o III Congresso Sesc/Senac-MA de Educação que Transforma. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de setembro de 2026, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, reunindo educadores, gestores, estudantes e profissionais da área para discutir a centralidade das relações humanas no cenário educacional contemporâneo.

Sob o tema geral “Humanos em tempos de algoritmos: o papel da educação no equilíbrio emocional”, o congresso propõe uma reflexão e compartilhamento de práticas educativas que integrem a inovação tecnológica e o cuidado com a saúde emocional, fortalecendo o papel da educação na formação humana em uma sociedade cada vez mais tecnológica.

Palestra Magna com Gabriel Chalita

O grande destaque da abertura do evento, no dia 10 de setembro, será a Palestra Magna ministrada por Gabriel Chalita. Doutor em Comunicação, Semiótica e Direito, e autor de mais de 90 livros — incluindo o bestseller “Pedagogia do Amor” —, Chalita é membro da Academia Brasileira de Educação e traz sua vasta experiência acadêmica e pública para abordar a humanização do ensino e os desafios da formação integral.

A programação de palestras conta também com o consultor e palestrante Guilherme Bara, que apresentará o tema “Entre algoritmos e pessoas: construindo uma cultura de respeito e inclusão”. Com uma trajetória que vai do esporte paralímpico à liderança em multinacionais, Bara já atendeu mais de 150 grandes empresas e traz uma abordagem profunda, ética e prática sobre compliance, diversidade e fortalecimento da cultura organizacional.

A programação principal conta ainda com a palestrante e pesquisadora de Futuros Conscientes, Lígia Zotini, com uma carreira consolidada há mais de 20 anos na indústria de tecnologia e 25 anos no segmento da educação, fundadora do Voicers, que fechará o primeiro dia debatendo a interseção entre novas tecnologias e a expansão do potencial humano.

Programação Prática e Acessível

Além das conferências centrais no Teatro, o III Congresso Sesc/Senac contará com uma série de workshops temáticos simultâneos, desfile temático, performance literária e a participação de especialistas regionais e nacionais abordando tópicos como:

  • Inteligência Artificial na Educação Profissional;
  • Cuidado emocional e inteligência afetiva na era dos algoritmos;
  • Inovação pedagógica, pertencimento e saúde mental;
  • Uso prático de ferramentas digitais no ensino.

Como Participar (Ingresso Social)

Com vagas limitadas a 240 participantes, as inscrições devem ser realizadas online por meio da plataforma Sympla. O evento adota a modalidade de ingresso social, mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis no credenciamento. Todos os mantimentos arrecadados serão destinados às ações sociais do Programa Sesc Mesa Brasil.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

1º DIA – 10/09/2026 (Quinta-feira)

  • 08h – Credenciamento (Hall do Teatro)
  • 09h – Abertura Oficial do Congresso (Teatro Sesc Napoleão Ewerton)
  • 09h30 – Desfile Temático Senac MA (Teatro Sesc Napoleão Ewerton)
  • 10hPalestra Magna: Entre o clique e o cuidado: educar mentes e corações na era digitalGabriel Chalita (Teatro Sesc Napoleão Ewerton)
  • 11hPalestra 2: Entre algoritmos e pessoas: construindo uma cultura de respeito e inclusãoGuilherme Bara (Teatro Sesc Napoleão Ewerton)
  • 12h – Encerramento Matutino com Degustação Regional
  • 12h30 às 13h30 – Intervalo para Almoço

Workshops Simultâneos (13h30 às 16h30):

  • Workshop 1: IA na Educação Profissional: Ferramenta, Não Substituição – Com Arthur Willian Santos (Auditório Elias Bufaiçal – 2º andar | 105 vagas)
  • Workshop 2: Entre Dados e Afetos: Práticas Educativas para o Cuidado Emocional na Era dos Algoritmos – Com Raiane Reis (Sala de Videoconferência 02 – 6º andar | 25 vagas)
  • Workshop 3: Inovação Pedagógica a Serviço do Bem-Estar e do Pertencimento – Com Mariana Pedrosa (Sala de Reuniões – 1º andar | 35 vagas)
  • Workshop 4: Oficina Prática sobre o uso da Plataforma Canva para Criação de Materiais Didáticos Visuais e Apresentações Engajadoras – Com Mariceia Ribeiro Luna (Espaço de Inovação e Desenvolvimento – 3º andar | 40 vagas)
  • Workshop 5: Acolher para Permanecer: Inovação Pedagógica a Serviço do Vínculo e da Aprendizagem – Com Enezita Vieira (Sala LAB MAIS – 8º andar | 25 vagas)

Encerramento do 1º Dia:

  • 16h30 às 17h30Palestra 3: Futuro(s) Conscientes na Educação: A Era da Co-Inteligência (Inteligência Artificial & Inteligência Consciente)Lígia Zotini (Teatro Sesc Napoleão Ewerton)

2º DIA – 11/09/2026 (Sexta-feira – Turno Matutino)

Workshops Simultâneos (08h30 às 11h30):

  • Workshop 1: IA na Educação Profissional: Ferramenta, Não Substituição – Com Rosa de Paula e Silva (Auditório Elias Bufaiçal – 2º andar | 70 vagas)
  • Workshop 2: Entre Dados e Afetos: Práticas Educativas para o Cuidado Emocional na Era dos Algoritmos – Com Raiane Reis (Sala de Videoconferência 02 – 6º andar | 25 vagas)
  • Workshop 3: Inovação Pedagógica a Serviço do Bem-Estar e do Pertencimento – Com Mariana Pedrosa (Sala de Reuniões – 1º andar | 35 vagas)
  • Workshop 4: Oficina Prática sobre o uso da Plataforma Canva para Criação de Materiais Didáticos Visuais e Apresentações Engajadoras – Com Mariceia Ribeiro Luna (Sala de Reuniões – 3º andar | 40 vagas)
  • Workshop 5: Acolher para Permanecer: Inovação Pedagógica a Serviço do Vínculo e da Aprendizagem – Com Enezita Vieira (Sala LAB MAIS – 8º andar | 25 vagas)

Sessão de Encerramento:

  • 11h30 – Performance Literária (Teatro Sesc Napoleão Ewerton)
  • 12h – Encerramento Oficial do Congresso (Teatro Sesc Napoleão Ewerton)

SERVIÇO

  • Evento: III Congresso Sesc/Senac-MA “Educação que Transforma”
  • Tema: Humanos em tempos de algoritmos: o papel da educação no equilíbrio emocional
  • Data: 10 e 11 de setembro de 2026
  • Local: Teatro Sesc Napoleão Ewerton – Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac (São Luís/MA)
  • Inscrições: Via plataforma Sympla
  • Entrada: Ingresso Social (2 kg de alimentos não perecíveis destinados ao Mesa Brasil Sesc)
  • Público-alvo: Equipes pedagógicas, gestores educacionais, professores, estudantes e demais interessados.