O Sesc Maranhão preparou uma programação especial para celebrar o espírito natalino em 2025. A Série de Concertos Natalinos, protagonizada pela Orquestra Sesc Musicar e pelo grupo da terceira idade do Sesc, levará ao público maranhense uma seleção encantadora de canções tradicionais de Natal, em apresentações totalmente gratuitas realizadas em São Luís, Itapecuru-Mirim e Caxias.
O repertório, cuidadosamente preparado para transmitir emoção e aconchego, destaca clássicos natalinos reconhecidos por gerações, proporcionando momentos de celebração e união familiar. Os concertos terão a participação da professora de Música do Sesc Thaynara Oliveira (violino e sopranino) e com a Regência do Professor e Regente da Orquestra Daniel Cavalcante e serão apresentados em praças públicas, espaços do Sesc, centros culturais e até em ambiente hospitalar, reforçando a missão da instituição de promover cultura e inclusão para todos.
A programação é aberta ao público e reforça o compromisso do Sesc em promover experiências culturais acessíveis, fortalecendo tradições e aproximando a comunidade por meio da música e da arte.

Programação – Concertos Natalinos do Sesc Musicar
11/12 (quinta) – Sesc Itapecuru, Praça Biblioteca Municipal (Centro), 19h30
12/12 (sexta) – Caxias Shopping Center, 20h
13/12 (sábado) – Natal Iluminado de Caxias, Parque da Cidade, 19h30
18/12 (quinta) – Orquestra de Sopros Sesc Musicar + Turmas da Comunidade (Sesc Musicar Comunidade)
12h – Área de Vivência do Sesc Deodoro
19h – Teatro Napoleão Ewerton
19/12 (sexta) – Hospital Dr. Genésio Rêgo, 9h

Programação Natalina do Trabalho Social com Pessoa Idosa
Dia 15/12 – Apresentação do Pastor do Menino Jesus
Dia 16/12 – Apresentação do Divino
Dia 17/12 – Apresentação do Coral Vozes da Sabedoria
Dia 19/12: Apresentação teatral/Cantata Natalina
ENCERRAMENTO DAS TURMAS DO SESC MUSICAR

O público também poderá prestigiar o talento dos alunos do Sesc Musicar em dois momentos especiais, repletos de música, aprendizado e emoção. Os Concertos Didáticos apresentarão obras originais, arranjos de canções brasileiras e maranhenses, além de performances das turmas que fizeram parte de mais um ano de formação musical.
Concertos Didáticos
29/11 (sábado) – Auditório do Sesc Deodoro, 15h
Com obras originais para banda de música e arranjos de canções populares brasileiras e maranhenses:
Atrações:
Concerto das Turmas de Aperfeiçoamento Musical
Concerto dos Professores do Projeto Sesc Musicar
Concerto da Orquestra de Sopros Sesc Musicar
06/12 (sábado) – Igreja Evangélica Congregacional do Angelim, 10h
Apresentação das Turmas de Iniciação Musical
Local: Rua 01, Q. 01, s/n – Angelim – São Luís/MA
SESC MUSICAR

O Sesc Musicar é uma ação educativa e sociocultural do Sesc Maranhão que tem como objetivo democratizar o acesso à formação musical e promover o desenvolvimento artístico, humano e social de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
O projeto é composto por duas modalidades principais:
Iniciação Musical – voltada a crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, tem foco na musicalização básica, leitura rítmica e desenvolvimento coletivo, com aulas de instrumentos como violão, flauta doce, violino, cavaquinho e canto coral. Essa modalidade é desenvolvida em parceria com instituições comunitárias, como a Associação de Moradores do Conjunto Angelim (AMCA), levando o Sesc até territórios de vulnerabilidade social.
Aperfeiçoamento Musical em Prática de Banda – voltada a jovens e adultos de 15 a 29 anos, oferece formação técnica em instrumentos de sopro, percussão e prática de orquestra. Essa modalidade atua como uma escola livre de música, proporcionando aperfeiçoamento, inclusão cultural e oportunidades de inserção no meio musical.
Orquestra de Sopros Sesc Musicar
A Orquestra de Sopros Sesc Musicar é o principal grupo artístico-pedagógico do projeto, formado por alunos e professores das modalidades de aperfeiçoamento musical. Criada com o propósito de integrar a prática de conjunto e a performance instrumental, a orquestra atua como espaço de formação avançada, consolidando a experiência adquirida nas aulas e oficinas do projeto.