Mostra inclusiva “Nas Margens do Anzol Pequeno” está aberta à visitação na Sala Sesc de Exposições até 31/10

29/09/2025 às 14:05 por Amanda Machado

Nas Margens do Anzol Pequeno” traz obras que dialogam com arte, história e território, destacando as questões étnicos-raciais e saberes ancestrais de comunidades afro-indígenas do Maranhão

Com curadoria de Fabíola Ferreira e Will Tavares e realização do coletivo Ícaro Não Sabe Voar, a exposição “Nas Margens do Anzol Pequeno” está aberta à visitação na Sala Sesc de Exposições, pelo projeto Sesc Mãos a Obra,  até o dia 31 outubro. Estão expostas 14 obras de jovens artistas que debatem as questões étnico-raciais e valorizam a cultura afro-indígena. A mostra pode ser contemplada de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.  A exposição conta com libras, audiodescrição, textos em braille e pranchas táteis e mediação adaptada.

“Nas Margens do Anzol Pequeno” é uma exposição cultural multilinguística, com foco nas artes visuais e em um processo curatorial sensível às questões étnico-raciais, o projeto propõe criar um espaço de diálogo entre arte e historiografias locais, destacando as culturas afro-indígenas e seus saberes tradicionais.

A exposição “Nas Margens do Anzol Pequeno” surgiu com o propósito de promover confluências entre os/as jovens artistas residentes dos territórios banhados pelo Rio Pindaré (Santa Inês, Pindaré-Mirim, Monção, Tufilândia, Alto Alegre do Pindaré, Bela Vista do Maranhão, Igarapé do Meio e Povoados vizinhos) e outras margens com a finalidade de promover diálogos sobre o passado, presente e um possível futuro ancestral.

As 14 peças artísticas refletem memórias, identidades e práticas culturais que muitas vezes são negadas pelas narrativas hegemônicas. As obras são apresentadas em formato de colagens, lambe-lambes, instalações interativas e produções audiovisuais, oferecendo uma perspectiva única das estéticas locais.

O Sesc Mãos à Obra é um projeto que aborda as múltiplas acessibilidades no âmbito da cultura, realizado pelo Sesc Maranhão há 28 anos, oferecendo um conjunto de ações que possibilitam a públicos diversos, uma experiência estética e educativa por meio do estímulo de percepções sensoriais e ações formativas.

SERVIÇO

O quê: Exposição “Nas Margens do Anzol Pequeno”
Quando: De 23 de setembro a 31 de outubro
Onde: Sala Sesc de Exposições (Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac)
Horário: 9h às 12h e 13h30 às 17h (segunda a sexta)