O III Fórum Regional de Juventudes LABmais marca o encerramento da edição 2025 do projeto LABmais, uma plataforma educativa em formato de laboratório artístico, que tem como foco o trabalho com mídia, arte e tecnologia para juventudes. Com o tema “A Estética dos Videoclipes: Narrativas Visuais, Resgates Culturais e Inovação Tecnológica”, o evento acontece nesta sexta, 22 de agosto, das 9h às 17h, no Sesc Deodoro. A programação é gratuita e contempla workshop, mesa redonda com os ministrantes dos módulos, Amanda Drumont, Lucas Sá e Jonas Sakamoto, e exibição do resultado final do projeto: o videoclipe Herança.
O III Fórum Regional de Juventudes LABmais é o momento de culminância do projeto LABmais, onde os 18 jovens inscritos são protagonistas no processo de produção de conteúdos audiovisuais. Nesta edição, os 18 alunos passaram por uma ação formativa de três meses, divididos em três módulos.
As aulas foram ministradas por profissionais com vasta experiência no audiovisual maranhense, Amanda Drumont, Lucas Sá e Jonas Sakamoto. Ao longo das aulas os alunos aprenderam técnicas de criação de roteiro, desenvolvimento de personagem, organização de set, ordem do dia, uso e manuseio de equipamentos de audiovisual.
Após a teoria, os alunos partiram para a prática. Após a produção do roteiro e criação da música Herança, a turma foi dividida em equipes para a gravação do videoclipe. Com um belo resultado final, ambos serão apresentados ao público nesta sexta, 22 de agosto, III Fórum Regional de Juventudes LABmais.
O projeto LABmais é destinado a jovens de 18 a 29 anos, baixa renda, periféricos, oriundos de comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas e artistas da cena local. O objetivo é proporcionar uma imersão artística e cultural por meio do audiovisual com criação de conteúdos e mídia digitais a partir de temáticas sociais, culturais, identitárias e territorialidade na contemporaneidade.
Confira abaixo a programação:
22 de Agosto
9h – WORKSHOP ‘DESVENDANDO O VIDEOCLIPE’
Contando com a presença da turma 2025 do LABmais, este encontro pretende ser uma roda de conversa com o compartilhamento de tudo o que foi aprendido ao longo da jornada para realização do videoclipe “Herança”. Desde a concepção da música, passando pela experiência de set, até a pós-produção.
14h – ABERTURA DO III FÓRUM REGIONAL DE JUVENTUDES LABmais
“A Estética dos Videoclipes: Narrativas Visuais, Cultura Pop e Inovação Tecnológica”
14h30 – MESA: Caminhos Criativos e tecnológicos da produção de videoclipes no Maranhão
Debatedores: Amanda Drumont, Lucas Sá e Jonas Sakamoto.
Mediação: DJ WuK
Neste encontro, guiado pelos professores do LABmais 2025, serão debatidas as linguagens visuais, incorporação de elementos culturais maranhenses, influências da cultura pop, o uso de novas tecnologias e como essas obras expressam identidades locais em diálogo com tendências globais.
15h30 – LANÇAMENTO DO VIDEOCLIPE ‘HERANÇA’
Apresentação do videoclipe pelos alunos da turma 2025
16h – POCKET SHOW ‘HERANÇA’
Artistas do videoclipe em performance ao vivo da música título do videoclipe.
16h30 – DISCOTECAGEM
Momento de encerramento com discotecagem do DJ Kaminski e coffee break.