Sesc realiza ação em comemoração ao Dia Mundial da Água

21/03/2017 às 13:26 por Lideney Ferreira

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo em lagos, rios e reservatórios subterrâneos e por isso o uso racional é fundamental para garantir a qualidade de vida da atual e das futuras gerações. Ciente dessa realidade e buscando orientar a população sobre a importância da preservação da água, nesta quarta-feira, 22, dia que se comemora o Dia Mundial da Água, Sesc e parceiros realizam ação educativa das 9 às 16 horas, no Terminal de Integração da Praia Grande.

Durante todo o dia acontecem estações educativas em parcerias com outras instituições visando incentivar o cuidado com a água em diversas situações do dia a dia. Na Estação Prevenção o foco é o combate ao Aedes aegypti, vetor de doenças que se reproduz em locais onde há água parada. Em parceria com a Coordenação Municipal de Vigilância Epidemiológica e Sanitária (SEMUS) será realizada exposição dialógica sobre o ciclo biológico do mosquito e formas de eliminação dos focos.

Na Estação Sustentabilidade Hídrica haverá roda de conversa sobre a temática: uso sustentável dos recursos hídricos; exposição dialógica do laboratório JAR TEST que demonstra como é o processo de tratamento de água realizado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA).

Em parceria com o Florence, a Estação Saber Mais alerta a população para as doenças que podem ser adquiridas pela falta de cuidado com a água. A sensibilização será feita com exibição de vídeos e músicas com essa temática, roda de conversa, aplicação de “Quiz” entre outras ações educativas.

Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.