“Mostra de Sotaques” é destaque na agenda junina do Sesc Deodoro

06/06/2024 às 16:12 por Leonardo Trindade Azevedo

Quando chega o mês de junho, o coração do maranhense bate mais forte, o calor e a vibração do São João dão as boas vindas a temporada junina. Em mais uma edição do Balaio de Sotaques, e pelo segundo ano consecutivo, a programação da festança do Sesc traz para o terreiro da alegria e da emoção, a “Mostra de Sotaques”, que este ano evidencia a diversidade dos ritmos musicais que são a cara e a identidade do São João maranhense. A mostra abre a programação do Balaio de Sotaques do Sesc Deodoro, no dia 19 de junho, a partir das 17h, na Praça do Pantheon, localizada no Complexo Deodoro, com entrada gratuita, a agenda junina na unidade vai até o dia 24 de junho.

Com uma proposta educativa, a “Mostra de Sotaques” traz as apresentações das atrações convidadas, onde os percussionistas, compositores e cantadores terão a oportunidade para explicarem a origem dos grupos, bem como conversar com o público sobre as características de cada ritmo e os instrumentos usados nas produções. Na segunda edição da mostra, o público vai festejar e se divertir com o show “Toques, cantos e encantos” com caixeiras da Mestra Roxa, tambor de Crioula Oriente, Dança do Lelê de São Simão, Cacuriá de Dona Teté, Dança do Coco Pirinã e Boi do Mestre Basílio com sotaque Zabumba, a noite encerra com um show musical do Grupo Criou-lá. 

No dia 20 de junho, o show musical “São João Menino” promete animar o público no Sesc Deodoro, o espetáculo faz um passeio pela musicalidade junina consagrada no Maranhão, com um repertório sem fronteiras e que valoriza a autoestima e identidade da nossa população, com um repertório de composições maranhenses e de diversas regiões do país, abrindo espaço para a diversidade e resistências dos ritmos e musicalidade. O show tem a performance da cantora Gisele Padilha, e acontece às 12h.

No dia 21 de junho, a programação começa a partir das 18h, e o brilho e o colorido do mês mais animado do ano vai tomar conta da quadra esportiva do Sesc Deodoro, entre as atrações, o público vai se divertir com a quadrilha Rosas Juninas. A agenda traz também o sotaque do Boi União da Baixada, além da beleza das indumentárias do Boi de Axixá, e da força do “Batalhão de Ouro” do Boi de Maracanã. Toda a programação do Balaio de Sotaques é aberta ao público.

No dia 22 de junho, o Balaio de Sotaques oferece uma programação pensada para a criançada, como alunos da educação infantil atendidos pelo Sesc e aberto para o público em geral, e conta com apresentações e brincadeiras que prometem muita alegria e diversão. Na agenda junina batizada de “Balaio de Brincadeiras”, os baixinhos vão se divertir com a Performance Artística “Catirina e a Promessa Para São João”, Barriquinha Arte da Criança, Show Mundo Fantástico com personagens e animação e muita dança com Cacuriá Mirim Rabo de Saia. A programação traz também o ritmo, a melodia e a dança cativante da Cia Barrica, além da força e tradição do Boi de Rama Santa e Boi Brilho da Ilha. A programação começa a partir das 14h.

No Sesc Deodoro, o último dia de Balaio de Sotaques continua com toda energia em mais uma maratona de apresentações. Desta vez, com o Boi Brilho do Sesc, ao ritmo de orquestra, composto por idosos atendidos pelos programas sociais do Sesc, em seguida, a Dança Portuguesa Raízes de Portugal, grupo de dança luso-brasileiro mais premiado do Maranhão com 22 anos de trajetória promete animar o público. O Boi de Santa Fé, verdadeiro símbolo da cultura popular maranhense, também entra no terreiro com um repertório de toadas que fazem parte do imaginário popular. O Boi Novilho Branco fecha a edição 2024 do Balaio de Sotaques no Sesc Deodoro. A programação começa a partir das 18h.

A agenda do Sesc Balaio de Sotaques contempla todas as manifestações culturais, o arraial resgata a força e a beleza das nossas tradições. Mais do que entretenimento, o Balaio de Sotaques tem como proposta educativa a valorização da identidade maranhense por meio da celebração da cultura e da difusão das manifestações como forma de transmissão de saberes oriundos desse universo em que a memória, a ritualidade, a oralidade e a ancestralidade estão presentes.

PROGRAMAÇÃO BALAIO DE SOTAQUES 2024

SESC TURISMO

20/06 – Quinta-Feira

Jardim

19h às 21h Forró Pé de Serra, com Lene Marques

21h às 23h Forró Pé de Serra, com Forró Não Gela

Ginásio

19h Quadrilha Flor da Amizade

20h BMB de Santa Fé (B)

21h Cia Encantar (A)

22h BMB Encanto do Olho d’Água (O)

23h BMB de Morros (O)

21/06 – Sexta-Feira

Jardim

19h às 21h Show Musical “Ellas cantam as mulheres do Nordeste”, com Ellas do Forró

21h às 23h Forró Pé de Serra, com Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão

Ginásio

19h BMB Brilho do Sesc (O)

20h Tambor de Crioula de Mestre Felipe

21h BMB de Guimarães (Z)

22h BMB de Axixá (O)

23h BMB de Maracanã (M)

22/06 – Sábado

Jardim

19h às 21h Show musical “Pirão Nordestino”, com Vicente Melo

21h às 23h Show musical “Karawara”, com Rommel

Ginásio

19h Dança Portuguesa Acadêmicos de Morros

20h Boi Pirilampo (A)

21h Cacuriá de Dona Teté

22h BMB Novilho Branco (O)

23h BMB da Maioba (M)

23/06 – Domingo

Praça do Sol

12h às 14h Show Musical Confraria Junina

SESC COMUNIDADE/RAPOSA

23/06 – Domingo

19h Dança Portuguesa Império de Lisboa

19h30 Quadrilha Oz Danados / Raposa

20h BMB Brilho da Juventude (O)

21h BMB da Pindoba (M)

APOIOS CULTURAIS

14/06 – Centro Comercial Fecomércio

19h Quadrilha Junina Fogueira Viva  

20h BMB Axixá (O)

21h Cacuriá da Vila Goreth

SESC DEODORO

13/06 – Quinta-Feira

Área de Vivência / Sesc Deodoro

16h Tambor de Crioula

17h Quadrilha Sem Limites

18h30 Batizado do Boi Brilho do Sesc (O)

19/06 – Quarta-feira

Área de Vivência do Sesc Deodoro

12h Cacuriá da Vila Goreth

MOSTRA SOTAQUES

Praça do Pantheon

17h Show musical “Toques, cantos e encantos”, com Mestra Roxa   

17h30 Tambor de Crioula Oriente

18h Dança do Lelê de São Simão

18h30 Cacuriá de Dona Teté

19h30 Dança do Coco Pirinã

20h BMB do Mestre Basílio (Z)

21h Show musical, com Grupo Criou-lá

20/06 Quinta-feira

Área de Vivência / Sesc Deodoro

12h Show musical “São João Menino”, com Gisele Padilha/MA

21/06 – Sexta-feira

Quadra Charles Moritz / Sesc Deodoro

18h Quadrilha Rosas Juninas

19h BMB União da Baixada (B)

20h BMB de Axixá (O)

21h BMB de Maracanã (M)

22/06 – Sábado

BALAIO DE BRINCADEIRAS

Quadra Charles Moritz / Sesc Deodoro

14h Balaio de Brincadeira

15h30 Performance “Catirina e a Promessa para São João”

16h Barriquinha Arte da Criança

17h Show Mundo Fantástico (Personagens e animação)

18h Cacuriá Mirim Rabo de Saia

19h Cia Barrica (A)

20h BMB de Rama Santa (CM)

21h BMB de Brilho da Ilha

24/06 – Segunda-feira

Quadra Charles Moritz / Sesc Deodoro

18h BMB Brilho do Sesc (O)

19h Dança Portuguesa Raízes de Portugal

20h BMB de Santa Fé (B)

21h BMB de Morros (O)

FESTANÇA/CEPRAMA

29/05 BMB da Maioba (M)

01/06 BMB de Guimarães (Z)