Maranhão participa do projeto nacional Diálogos Audiovisuais com oficina e debate

26/10/2021 às 14:40 por Amanda Machado

Com o objetivo de aprofundar as reflexões sobre os caminhos e urgências do audiovisual brasileiro, o Departamento Nacional do Sesc realiza o projeto Diálogos Audiovisuais. O Maranhão integra a programação no dia 1º de novembro, às 16h, com a exibição do vídeo “Natureza Fala” no Youtube do Sesc Brasil e nos dias 03,04 e 05 com a  oficina on-line “Design de Jogos em Realidade Virtual” ministrada por Ana Ribeiro das 14h às 18h.

Nesta segunda-feira (01º), você poderá acompanhar no Youtube do Sesc Brasil o filme “Natureza Fala”, que trata de um assunto tão importante que é a luta de moradores contra uma gigante multinacional por um pedaço de terra, contenda que ocorre na comunidade Cajueiro. “No início era um filme sobre as memórias de infância dos velhos do cajueiro, mas o real é dinâmico e inesgotável”, explicou o diretor maranhense Ramusyo Brasil.

A oficina “Design de Jogos em Realidade Virtual” será ministrada por Ana Ribeiro, formada em Programação de Games na SAE Londres, mestranda em design de jogos pela NFTS UK e criadora da série Pixel Ripped, trabalho reconhecido mundial. As inscrições são gratuitas e estão abertas ao público com idade a partir de 16 anos pelo link https://forms.gle/usJjpULhuQMicb927.

As aulas são on-line, via Google Classroom, e acontecerão nos dias 03,04 e 05, das 14h às 18h. Os alunos farão uma breve introdução à criação e adaptação de técnicas de design para a indústria de realidade virtual, acompanhando tools utilizados durante o processo criativo para trabalhos nesse espaço.

Diálogos Audiovisuais

O projeto  aborda temas como a preservação de acervos cinematográficos, realidade virtual e estéticas das ruas, videoclipe e memória social, games e intolerância racial. De agosto a novembro, o Sesc tem lançado semanalmente debates em formato de podcast no Spotify, obras audiovisuais no Youtube do Sesc Brasil e desenvolvido oficinas gratuitas em plataformas digitais.