Pelotas será palco do III Festival Internacional Sesc de Música

10/01/2013 às 00:00 por Viviane Franco

Além do título de Capital Nacional do Doce, o município gaúcho de Pelotas é palco de um dos maiores eventos de música da América do Sul. Na sua terceira edição, o Festival Internacional Sesc de Música promete começar o novo ano movimentando a região sul do Estado, com programação que inicia no dia 14 de janeiro e segue até o dia 26. Durante os 13 dias, os espaços culturais mais tradicionais de Pelotas, além de praças e bairros da cidade estarão repletos de acordes vindos de diversos lugares do Brasil e do mundo.

 

Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o III Festival Internacional Sesc de Música apresenta uma ampla e selecionada programação cultural com 40 espetáculos gratuitos divididos em recitais, música de câmara, concertos e apresentações de música instrumental, oficinas de musicalização para crianças e adolescentes, além de 28 oficinas de instrumentos e canto. Mais de 400 profissionais entre músicos, professores e alunos de países como Espanha, Japão, China, República Tcheca, Alemanha, Itália, Bielorússia e França estarão em Pelotas.

 

Entre os nomes confirmados estão Emmanuele Baldini, renomado violinista italiano, atual “spalla” da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; Fernando Cordella, cravista gaúcho e fundador dos grupos Capela Strumentale e Concerto barroco; o Quinteto Villa-Lobos, clássico grupo de músicos de câmara brasileiro; e o sexteto instrumental Escalandrum, da Argentina.



Festival na Comunidade

 

Para 2013, o Festival segue com a atuação junto à comunidade com a série “O Festival na Comunidade”. O Festival apresentará recitais, concertos, shows e música de câmara em bairros e espaços já tradicionalmente ocupados pela arte (como o Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), a Sociedade Música pela Música, a Catedral e o Theatro Guarany). Tudo isso para descentralizar a programação e possibilitar mais acesso por parte população.

 

Sobre os Cursos

 

Os cursos e oficinas são divididos em cordas, madeiras, metais, piano, regência de Banda Sinfônica, canto coral, música antiga, choro, música instrumental brasileira e jazz. As aulas acontecem em dois turnos: manhã e tarde. E durante todo o dia, em diversos horários, acontecem espetáculos com entrada franca para toda a comunidade.

 

Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o Festival conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas, assim como o apoio cultural da Faculdade Senac, da Universidade Federal de Pelotas, da Universidade Católica de Pelotas, da Bibliotheca Pública Pelotense, da Ospa, Caixa Econômica Federal e do Expresso Embaixador. Informações pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.



Sobre o Sesc

 

No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 490 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social assim como o Senac/RS o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.

Dados resumidos do evento

III Festival Internacional Sesc de Música
Pelotas/RS
Realização: Arte Sesc – Cultura por toda parte – Sesc/RS, entidade pertencente ao Sistema Fecomércio-RS
Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Pelotas
Apoio cultural: Faculdade Senac, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Bibliotheca Pública Pelotense, Ospa, Caixa Econômica Federal e Expresso Embaixador.
Data de realização: 14 a 26 de janeiro de 2013
Bilheteria: Entrada franca (Para os espetáculos das 21h, no Theatro Guarany, os ingressos gratuitos e limitados devem ser retirados antecipadamente no Sesc Pelotas – Rua Gonçalves Chaves, 914)



NÚMEROS


– Mais de 400 profissionais entre músicos, professores e alunos
– Professores de 12 países: Portugal, Uruguai, Argentina, Espanha, Canadá, Japão, China, República Tcheca, Alemanha, Itália, Bielorússia e França.
– 40 espetáculos gratuitos
– 28 oficinas de instrumentos e canto

INGRESSOS


Comunidade deve retirar os ingressos gratuitos para os espetáculos das 21h, no Theatro Guarany, no Sesc Pelotas (Rua Gonçalves Chaves, 914). Os ingressos são limitados. Para as demais apresentações não há necessidade de retirada de ingressos. Informações no Sesc Pelotas pelo fone (53) 3225-6093. Outras informações pelo www.sesc-rs.com.br/festival.