Sesc homenageia as mulheres com campanha e ações comemorativas

08/03/2021 às 14:58 por Amanda Machado

Celebrando as lutas e conquistas femininas, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac apresenta a Websérie “Mulheres que Inspiram” com histórias de vida e superação, sonhos e realizações, no âmbito pessoal e profissional, que merecem ser contadas para você. Os vídeos serão compartilhados nas redes sociais das três instituições de de 8 a 11 de março. Além da campanha comemorativa, o Sesc também realiza uma programação que traz reflexões sobre assuntos como autocuidado, empoderamento e empreendedorismo.

A mulher é substancialmente a força de trabalho que move o Sesc Maranhão, representando 58% dos funcionários que atuam em diversas áreas, de cargos operacionais a executivos. Nesta data tão significativa, a instituição preparou uma programação comemorativa em homenagem a todas as mulheres:

História de luta e conquistas

Entre os principais avanços relacionados à promoção e à proteção do direito da mulher no Brasil, estão o direito à educação, que foi adquirido somente no século XIX; e a conquista do voto feminino, realizada por meio do Decreto n° 21.076 em 1932 e consolidada na Constituição de 1934. 

O direito ao trabalho foi conquistado pela luta das mulheres apenas em 1962. Antes disso, as mulheres casadas só podiam trabalhar fora de casa se os maridos permitissem. Em relação à segurança e ao combate à violência contra a mulher, constam avanços como a criação da primeira delegacia de defesa mulher, em 1985; e a Lei Maria da Penha, em 2006.