De grupo convidado para abrilhantar as apresentações do Sesc Amazônia das Artes 2013 em São Luís a selecionado no circuito 2014, o Grupo Afrôs comemora a bela trajetória e se prepara para representar o Maranhão no projeto que resgata e difunde as linguagens artes plásticas, dança, música e teatro oriundos dos estados que compõem a Amazônia Legal. O lançamento da edição 2014 acontece nesta quarta, dia 7 de maio, no Sesc no Amazonas, e conta com a presença da Diretora de Programas Sociais do Sesc no Maranhão, Regina Soeiro, e Coordenadora de Cultura, Isoneth Almeida.
Iniciando sua trajetória em 2007, a banda investe na musicalidade tradicional maranhense e brasileira combinadas a sonoridades contemporâneas. Formada por Cris Campos, Fernanda Preta, Hugo César, Jânia Lindoso, Melannie Carolina, Rebeca Alexandre e a performer Tieta Macau, que realiza movimentos cênicos durante a apresentação, o repertório faz uma reverência à memória dos povos indígenas e africanos, assim como o nome do show: Inoromô em Tenetehara significa “está aqui”. Segundo o grupo, o objetivo é cantar os povos irmãos e reverenciá-los por meio da música.
Neste sábado, dia 10 de maio, Afrôs inicia a primeira turnê da carreira da banda com a apresentação do show no Sesc Amazonas. Até o dia 18 de agosto os dez integrantes percorrerão 9 estados da Amazônia Legal e capitais com confluência cultural com essa área e no dia 20 de agosto encerram a circulação em grande estilo na sua terra natal. “Fechar esse ciclo em São Luís é uma grande alegria para o grupo, principalmente porque foi nessa mesma data que tivemos a honra de fazer parte da abertura de um dos dias de programação do Amazônia das Artes 2013”, revelou Fernanda Preta.
A banda Afrôs, inicialmente intitulada Afrodites, nasceu da vontade de doze mulheres brincarem o carnaval ao som de percussão. Mas o que começou como diversão, ganhou consistência e chegou aos palcos de teatros pela primeira vez em 2009. Desde então, o grupo mudou de nome, ampliou sua agenda de shows e está deixando sua marca na história da música maranhense.
Sesc Amazônia das Artes
Entre os propósitos do projeto estão o estímulo e a difusão da produção artístico-cultural dos estados abrangidos pela Amazônia Legal e por outros estados que apresentam características semelhantes devido a sua proximidade. Seu principal alvo é a circulação de obras nas linguagens de artes plásticas, dança, música e teatro oriundos dessa região, além de integrar os departamentos regionais do Sesc.
Programação do Grupo Afrôs
-Sesc no Amazonas, no dia 10/05;
– Sesc em Roraima, no dia 12/05;
– Sesc em Rondônia, local no dia 14/05;
– Sesc no Acre, no dia 16/05;
– Sesc no Tocantins, no dia 18/05;
– Sesc no Mato Grosso, no dia 12/08;
– Sesc no Piauí, no dia 14/08;
– Sesc no Pará, no dia 16/08;
– Sesc no Amapá, no dia 18/08
– Sesc no Maranhão, no dia 20/08;