Sonora Brasil dá início a 17ª edição do projeto

24/04/2014 às 00:00 por Viviane Franco

Em sua 17ª edição, o segundo ano do circuito 2013/2014 do projeto Sonora Brasil iniciou com muita música, troca de experiências, resgate histórico-cultural brasileiro e talento. No dia 15 de abril, o Sesc no Mato Grosso preparou uma solenidade de lançamento, com apresentação do grupo Raízes do Bolão (AP) e concerto do Quinteto Brasília (DF), representantes dos temas Tambores e Batuques e Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, respectivamente. Os cuiabanos prestigiaram o lançamento do projeto nacional de forma expressiva, com a presença dos músicos Ubiratã Rodrigues do Quarteto Belmonte, Fernando de Carli do Octeto do Polyphonia Khoro, Richard Serraria do Alabê Oni, além do compositor e homenageado Edino Krieger.


No evento de lançamento, o Sesc promoveu  palestra com o compositor Edino Krieger aos futuros músicos acadêmicos do curso de Música da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), abordando o tema 
Bienais de Música Brasileira Contemporânea, configurando como aula inaugural do curso. A palestra de Edino Krieger mediada por professores da UFMT, destacou sua história e vida, enquanto um dos mais representativos artistas brasileiros, que também atuou como crítico e produtor musical.


O Sonora Brasil é um projeto destinado à formação de ouvintes musicais. Nesta edição, as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste recebem a temática Edino Krieger e as Bienais de Música Contemporânea. O Sesc realizou o encontro entre o compositor e os futuros músicos cuiabanos na Palestra 

Edino pontuou a trajetória das Bienais e citou fatos não citados em livros , ressaltando que ao longo de 20 edições o evento despertou o interesse de compositores e intérpretes para a experimentação artística. Sobre o Sonora Brasil e o tema Bienais de Música Brasileira Contemporânea, ele afirmou que o projeto é uma iniciativa única, que preserva e difunde a produção musical do país. “O Sonora Brasil promove o intercâmbio histórico, cultural, religioso e do próprio fazer artístico. Ele realiza um importante trabalho de valorização da cultura nacional a partir de duas vertentes: enquanto os concertos buscam inovar, romper estruturas, os batuques perpetuam tradições”, afirmou.


O estudante do 1º período do Curso de Composição João Antônio dos Reis (19) revelou que o depoimento de Edino foi um grande incentivo para o início do seus estudos. “Compartilhar da experiência de um dos melhores compositores brasileiros foi muito valioso. Não poderia dar o meu primeiro passo na vida acadêmica de forma mais positiva”, explicou. 


A palestra ainda incluiu a participação de Ubiratã Rodrigues do Quarteto Belmonte e Fernando de Carli do Octeto do Polyphonia Khoro que afirmaram ser uma honra difundir a linguagem pelo Brasil, inclusive em lugares que não existia registro anterior de concertos.


Sonora Brasil no Maranhão


Nesta edição o Maranhão recebe os grupos 
Duo Cancionâncias, Octeto do Polyphonia Khoros, Quinteto Brasília e Quarteto Belmonte, que apresentarão composições em canto coral, cordas, instrumentos de sopro, violão e canto, referente ao tema Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, boa parte das suas composições poderá ser contemplada no enredo dos quatro grupos selecionados, que apresentarão as obras em canto coral, cordas, instrumentos de sopro e violão e canto. Acompanhe o cronograma de apresentações em São Luís e Caxias:

 

CAXIAS

SÃO LUIS

21/09/2014

24/09/2014

22/09/2014

25/09/2014