Nove academias maranhenses competem na Copa João Daudt de Karate

25/03/2014 às 00:00 por Viviane Franco

Em sua 16ª edição, a Copa João Daudt de Karate reuniu mais de 140 atletas da capital e do interior do estado para competições em todas as modalidades, masculino e feminino, neste último sábado, dia 22 de março, no Ginásio do Sesc Deodoro. Entre as academias concorrentes, a Budokan ficou com o maior saldo de medalhas do torneio.


Participaram das disputas alunos das academias Body Fitness, Semcas, Bonsai, Academia TOQ.,Colegio 2 de Julho, Dojo Marain,Sec, Akasam e Skapv BudoKan, sendo estas duas últimas do interior do estado.


Os torneios iniciaram com os aprendizes na arte, mostrando que é de pequeno que se forma grandes atletas. Os futuros campeões maranhenses apesar de muitos jovens mostraram energia e determinação. Os familiares, maiores incentivadores dos pequeninos, acompanharam orgulhosos, mas também aflitos cada golpe dos seus iniciantes.


Delaías França de Lima (35) foi com a irmã e o cunhado, Dalete França e Aldo Rabelo, na estreia do sobrinho Ageu França (5), que apesar de praticar o karate há apenas um mês aceitou o desafio de participar de uma competição. Ela explica que a considera a experiência muito válida para o desenvolvimento da disciplina e o prazer pela prática esportiva. “Ele mostrou muita coragem. Depois dos pais, sou sua maior fã”, exclamou.


No Kata, modalidade que apresenta uma simulação de combate detalhada, crianças, jovens e adultos mostraram suas habilidades e poder de concentração para a execução dos movimentos. Pedro Almeida, coordenador do evento, presidente da Federeção Maranhense de Karate desde 2000 e com 41 anos de dedicação a arte no estado, este ano apresentou toda a sua experiência na modalidade ao lado dos alunos.


Bernardo Carvalho dos Santos (36), faixa laranja, conquistou a medalha de ouro no kata, categoria até 36 kg. “Ao longo de três anos venho participando de torneios, momento que nos dá a oportunidade de aprimorar nossas técnicas e incentivar os principiantes, contribuindo para a valorização do esporte no estado. Estou muito feliz com o resultado”, afirmou.


O quadro de medalhas da competição terminou com a Budokan com 31; Bonsai com 3; Sesc com 8; SKAPV com 16; Semcas com 5; Akasam com 9; Dojo Marain com 3; Colégio 2 de julho com 17 e Academia Toq com 1.


A Copa João Daudt homenageia o primeiro presidente do Sesc que objetivou proporcionar aos comerciários e comunidade de forma geral bem estar e melhoria da qualidade por meio do trinômio saúde, esporte e lazer.