O Dia Nacional da Poesia já faz parte do calendário cultural brasileiro. E em comemoração a data, a Galeria de Arte do Sesc abre suas portas nesta sexta-feira, dia 14 de março, para o lançamento da obra poética e literária “Luz da Alma”, do autor Misael Rubim. O evento começa às 18h30.
A obra é resultado de experiências e lembranças do autor, que busca tão somente dividir e instigar no leitor a necessidade de “sonhar”, pois considera algo adormecido na correria do dia a dia.
Em “Luz da Alma”, Rubim traduz uma série de vivências reais e existenciais como: angústias, anseios, contemplações, devaneios amorosos e surtos espirituais, por meio de uma linguagem simples e acessível a todos.
O Sesc é apoiador cultural desse trabalho que se alinha com as diretrizes da instituição que busca até 2015 enfatizar o programa cultura, por meio do incentivo à produções culturais de qualidade.
Até 2013, o Sesc apoiou cerca de cinco obras de gêneros variados: infanto juvenil, poesias, técnico científico na área de teatro e revista educativa sobre meio ambiente, que contribuem de forma significativa para a formação do cidadão.
O autor
Misael da Silva Rubim nasceu no dia 1º de fevereiro de 1960, em Itapera, munícipio de Icatu. Filho de Domingos de Sílio Samenezes Rubim e Ercília da Silva Rubim. Mudou-se para São Luís aos 14 anos de idade.
Comerciário por diversos anos e atualmente colaborador do Grupo Mateus Supermercados, onde busca garantir sua subsistência na ânsia de que seus sonhos de poeta sejam concretizados.
Autodidata, interessou-se por poesia nos anos de 1979, quando escreveu o primeiro poema “caminho da escola”, inspirado nas experiências escolares de infância e dai por diante a inspiração rendeu uma série de textos inéditos, entre eles podemos destacar:
“Planeta Lágrimas”, “Coleção de Sonhos”, “Apocalipse à Bordo” e “Chão de Palavras”, “Um Encontro ao Silêncio” e “Entre a Flor e o Fruto”, “Paraíso de Ilusões”, dentre outros.